UNS EM CIMA DOS OUTROS


Pedra sobre pedra, bloco sobre bloco, assim se assumem as novas construções. Habitações que ganham vida e dinâmica com sobreposições de volumes e de estruturas, espaços que ganham alma. Hoje, é um desses projetos que lhe trazemos: os arquitetos OFIS completaram um projeto residencial dentro do centro da cidade de Ljubljana, na Eslovênia, composto por três volumes cúbicos que foram empilhados e integrados a uma casa que já existia no local. O contraste entre antigo e novo é evidente e bem recebido, e a casa original especial, por ter sido projetada pelo arquiteto Emil Navinsek na década de 1930.



Três blocos justapostos uns aos outros, foi assim que a OFIS integrou os volumes rectangulares com a estrutura antiga para criar diferentes interseções entre os espaços antigos e novos. Esta composição de turnos de 90 graus, por sua vez, criou saliências e terraços. Os painéis de madeira de abeto escuro abotoaram o envelope e a estrutura é uma combinação de uma base de cimento, armações de metal e subestruturas de madeira.



O uso da madeira é continuado dentro da extensão, onde o revestimento da parede de madeira se integra às mesas, paredes e armários. O piso térreo é usado como uma área de estar, o primeiro andar atua como os quartos das crianças e quarto de hóspedes, o piso superior apresenta o quarto principal e área de estar e, no coração da casa, uma interseção fica como a ligação do antigo e do novo, onde uma escada é anexada a um muro de cimento vertical principal.



Influenciado pela abordagem de Adolf Loos, onde os interiores formam picos elevados, nichos, roupeiros, pequenas áreas de estar, isso foi aplicado à casa , de modo a que o layout se transforme parcialmente em espaços menores, criando áreas de estar privadas em cada andar.

0 Reality Comments: