MUSEU DE ARTES DE NANTES


Um importante museu de artes plásticas em França reabriu suas portas ao público. Falamos do renovado Musée D'Arts de Nantes, que após sofrer uma transformação pelas mãos do estúdio de arquitectura londrino Stanton Williams, se mostra ao mundo após 6 anos de estar fechado. O novo Musée D'Arts de Nantes incorpora vários edifícios de extensão ao lado do palácio original do século XIX e da capela oratória do século XVII. Os 4.000 metros quadrados adicionais de espaço de galeria permitem ao museu exibir mais da sua coleção de arte contemporânea.



Ao desenvolver o projeto, a Stanton Williams procurou introduzir uma camada contemporânea aos monumentos históricos existentes no local. Estabelecendo um ambiente democrático e acolhedor, o Musée D'Arts de Nantes inclui agora um auditório, uma biblioteca, novas instalações educacionais, um arquivo e um espaço de escultura externo. Enquanto isso, o novo design paisagístico faz a ligação entre o museu e o local adjacente de oratório e jardins botânicos.



Uma nova extensão, denominada "Cubo", está ligada ao palais com uma galeria espaçosa. Quatro andares de espaço de exposição estão ligados por grandes espaços abertos que permitem que a luz natural entre no edifício. No lado sul da extensão, uma escada feita de mármore e vidro laminado translúcido fornece um contraponto visual para a escada já existente do palácio.



Uma paleta consistente de materiais foi aplicada, uma opção que ajuda a criar a impressão de que o museu é um volume monolítico esculpido num único bloco de pedra. Como parte do programa inaugural da exposição do museu, a Stanton Williams também organizou uma exposição que detalha os processos envolvidos na elaboração do projeto.

O musée d'arts de nantes abriu ao público em 23 de junho de 2017.



Imagens de Hufton+Crow e Stefano Graziani.

0 Reality Comments: