UMA NOVA SEDE PARA A GOROKA


Quem diz que um espaço é só aquilo que apresenta? Ninguém, claro está, todos os espaços podem ser muito mais, dependendo claramente de quem se dedica a modificá-los. Um bom exemplo disso é a nova imagem da sede da Goroka.



A Goroka é um estúdio criativo audiovisual que abriu a sua sede, projetada por Isern Serra e Sylvain Carlet, no bairro de Poblenou, em Barcelona. O objetivo era criar um espaço dinâmico que abordasse conceitualmente a ideia de estudo, desviando o mais possível o resultado final do escritório tradicional, sempre sem perder praticidade e funcionalidade. O centro de trabalho de cerca de 350 metros quadrados está localizado no piso térreo de um antigo edifício industrial, e foi reestruturado para proporcionar uma sensação de calor e conforto.



Serra e Carlet remodelaram o piso térreo como um cubo grande e branco arquitetónico, onde a sala de reuniões, o único espaço fechado no grande salão, separa a área de trabalho da unidade de gerenciamento. Sendo uma reforma de um espaço já em uso, a primeira decisão foi remover todas as partições e falsos tetos para enfatizar o espaço industrial e pintá-lo em branco. O piso existente foi polido para obter um acabamento brilhante e recebeu uma camada de laca mate extra para uma sensação mais quente, mas conservando a autenticidade. Por outro lado, o mobiliário foi concebido com dois materiais contrastantes: uma estrutura metálica pintada e uma madeira compensada de abeto que reflete a natureza dupla face do cubo de escritório.



Do ponto de entrada, uma janela circular foi criada como uma metáfora do olho ou a visão pessoal da empresa produtora, que ao mesmo tempo oferece ao visitante uma visão geral do espaço. O projeto completo da planta foi feito por Ester Ribas que dá um ponto de cor e privacidade a uma área específica em relação ao exterior.

Parece-lhe um bom resultado final? Sabemos que sim e que não vai voltar a olhar para um grande espaço vazio da mesma forma.

0 Reality Comments: