DREAMING ABOUT THE HOUSE BY THE TREES


Sonhar... Hoje é dia de sonhos e procurar sítios e soluções para contrariar o calor ou então aprender a aceitá-lo. Ao longo do dia, o calor vai fazer parte dos nossos artigos, e por falar em calor, aqui fala-se de sombra, de frescura, de paz e tranquilidade (tudo coisas simpáticas, só mesmo para começar o dia). Uma casa rodeada de árvores, quem não quer? A firma de arquitetura indiana Modo Design apresenta o seu retiro habitacional "House by the trees" nos arredores de Ahmedabad, na Índia. A empresa foi contratada pela família Gujarati para criar um lugar de retiro no meio dos neem, chikoo e amla existentes, e nós fazíamos as mudanças já hoje!



A principal preocupação deste projeto era trabalhar o layout da casa com as árvores, conseguindo como resultado final um pátio cheio de vegetação, também esta existente nos arredores da residência. Esta casa da Modo Design é um plano de duas baías, onde a baía da frente possui uma varanda de entrada semi aberta, um vestíbulo e um quarto de hóspedes adjacente. Um pátio de corte linear segrega a baía da frente da parte traseira, aumentando a sensação de abertura dos espaços fechados.



Além disso, o compartimento traseiro tem áreas comuns, sala de jantar e de estar, cozinha de um lado e quarto principal do outro lado com um salão semi aberto que separa essas zonas na baía traseira. O vestíbulo semi-aberto e o salão conectam a casa com o pátio e jardim além de fazer da casa um lugar limites visíveis.



A área de ligação entre as duas partes da casa pode ser transformada, usando uma grade deslizante que desconecta a área externa dos espaços internos, tornando-se um lugar seguro e introvertido. Numa casa onde tudo é possível, onde os limites se colocam conforme a disposição dos seus inquilinos, os sonhos e a vegetação são eternos companheiros.

 


Tranquilidade, paz e frescura, foi isso que prometemos no inicio deste artigo, e não falhamos... E agora, que traremos de seguida para manter a frescura?

0 Reality Comments: