PATRIMÓNIO RECUPERADO


Localizado em Kaserne Basel, Suíça ,um proprietário encomendou ao estúdio de arquitectura Focketyn del Rio a trandormação de um parterre, que é nada mais nada menos do que um conjunto de património protegido no coração da cidade, neste caso um quartel militar que se vê agora convertido num hub cultural, 50 anos passados ​​da saída do exército.



O proprietário encomendou esta transformação para redefinir o restaurante e bar existentes, que não funcionavam bem juntos. Com base nisso, o objetivo foi criar um pólo cultural que combine sem esforço as três zonas. Dentro deste quadro, o projeto arquitetónico revela fachadas refrescadas e um interior surpreendente em torno de uma galeria. Desde o início, a Focketyn del Rio interpretou o pátio existente como um novo espaço central, uma sala de reuniões para diferentes atividades como comer, beber e conversar. O estúdio limpou a área e equipou-a com uma paisagem de cimento de cor escura, não só resolvendo a diferença de altura, mas também oferecendo espaços sentados. O quarto renovado tem um toque acolhedor e bancos feitos com troncos de árvores, cortado apenas na altura certa.


 

Por outro lado, o local proposto tem elevados padrões acústicos que são ideais para concertos e teatros. A sua característica galeria com uma borda quebrada oferece uma imagem forte e convidativa. O piso superior é pendurado a partir desta nova estrutura, criando um espaço livre de colunas no piso térreo. Como o edifício está sob proteção patrimonial, a sua forma não poderia ser alterada, contudo, o seu volume específico tornou difícil de atingir o elevado desempenho acústico necessário. Independentemente disso, este desafio foi superado com sucesso ao inserir cortinas de absorção de som, elementos verticais e celulose projectada no tecto.

No final, as geometrias específicas de todos os elementos integrados funcionam como uma sinfonia. Eles criam uma sequência de espaços com simples materiais nus como cimento, madeira e metal.

0 Reality Comments: