UMA REMODELAÇÃO MUITO CRIATIVA


Localizado em Wadi Abu Jamil, no distrito central de Beirute, este projeto é uma remodelação interior de uma cobertura de dois andares concluída pelo estúdio de design libanês Platau para uma família de quatro pessoas. O arranjo original da cobertura apresentou uma circulação fragmentada entre os dois níveis, com fraca interação espacial e um foyer principal estreito. Durante as suas fases de desenvolvimento e execução, o projecto centrou-se na criação de arquitectura à luz das restrições do artesanato local.




A intervenção espacial mais significativa feita pelo Platau é a introdução de um espaço de altura dupla no centro da casa, reorganizando, uma vez fragmentados, os domínios em torno dele, em áreas de estar, escritório, arrumos e quartos. Definida por uma pele de madeira, a estrutura adicionada apresenta uma entrada alargada que transita para a área de recepção e traz de volta ao seu centro a escada como um ponto focal. As escadas tornam-se uma estrutura flutuante, suspensa do teto através de perfis de aço verticais que destacam a sua leveza.




A forma de urdidura da pele de madeira reconcilia os diferentes desalinhamentos e fornece uma continuidade curvilínea entre o lobby alargado e espaços adjacentes em ambos os pisos. Complementando a materialidade mínima, um divertdo candeeiro custom-made de aço e cobre foi pendurado na entrada de altura dupla.



Em contraste com seu núcleo de pele de madeira, as superfícies restantes da cobertura consistem em todas as paredes brancas, pisos de mármore e painéis de aço para a escada. As diferentes salas são projetadas com um sistema recorrente de ter as paredes exteriores pintadas de branco e paredes internas revestidas com padrões de madeira para incorporar portas, biblioteca e armários.

Imagens de Wissam Chaaya.

0 Reality Comments: