TECNOLOGIA QUE MUDA VIDAS


Quando se trata de tecnologia inovadora para os idosos, a mente salta para sapatos ortopédicos, para casas inteligentes e infra-estruturas de facilitação. Pode haver uma tendência o acomodar, promovendo uma vida estática ou sedentária, quando mais frequentemente a abordagem oposta é necessária. E nesse sentido, aparece o Superflex Powered Suit, uma colaboração entre o designer Yves Béhar e a Superflex, uma empresa de vestuário que recentemente se separou do Laboratório de Robótica da SRI Internacional.



O Superflex Powered Suit está recheado de motores, sensores e inteligência artificial, sendo apenas uma camada leve que age efetivamente como uma segunda pele de suporte de apoio aos movimentos. Os pequenos "músculos" electrónicos permitem que o fato forneça um suporte subtil e individualizado ao seu utilizador, respondendo e ajudando com movimentos tão simples como os de descer e subir o corpo para se sentar, o contrapeso e a mobilidade geral. Em vez de apenas fazer o trabalho por si, este fato dá-lhe a força e o apoio para fazê-lo por si mesmo.



Todos os centros de poder do fato estão alojados em conchas de baixo perfil de forma hexagonal cuja composição de tecido permite o movimento em três dimensões. Desta forma, o fato pode crescer ou encolher para satisfazer as necessidades do seu utilizador, e garante que o apoio que fornece é específico. Uma banda em forma de V abraça o corpo em pontos específicos, fornecendo o suporte necessário e maximizando a ergonomia. O produto promete ser elegante, minimalista e quase invisível. Pesando menos de três quilos, o potencial da tecnologia para mudar vidas é enorme.

0 Reality Comments: