O DESIGN QUE NASCE DE UMA HERANÇA


Desenvolvendo um interesse pessoal na herança japonesa e estética, arquiteta chilena Mitsue Kido apresenta a sua impressionante coleção de lâmpadas criadas através de uma desconstrução de objetos tradicionais do dia-a-dia.




Depois de abrir o seu primeiro estúdio em 2012, Kido desenvolveu uma série de instalações e obras inspiradas na arte do origami, que mais tarde se transformou numa paixão por lâmpadas. Kido está atualmente a desenvolver trabalhos em Kyoto, no Japão, onde explora a rica tradição artesanal da cidade e colabora com vários artesãos.



Criando essas lâmpadas, Mitsue Kido destaca a essência dos objetos quotidianos, alterando dramaticamente as suas funções e, portanto, oferecendo uma nova reflexão cultural para os utilizadores.




A fim de conseguir esse efeito, a arquiteta tem trabalhado ao lado de artesãos que adoptam técnicas tradicionais como o kanaami. Normalmente utilizada para utensílios de cozinha, esta abordagem combina cobre, bronze e aço para produzir padrões de tecelagem concêntricos. Além disso, usando métodos de carpintaria japonesa, ela usa madeira de cipreste para completar uma lâmpada de assoalho feita de três partes e evocando as paisagens tradicionais do país.

Outras técnicas de fabricação incluem furokishi, normalmente empregado para quimonos, que consiste em envolver objetos em pano.

0 Reality Comments: