UMA CASA MODERNA COM ESPÍRITO LOCAL


O estúdio Benjamin Garcia Saxe é londrino, mas foi o facto de etsar sediado na Costa Rca que lhe permitiu ser o autor deste magnífico projeto numa encosta de Playa Santa Teresa. O projeto "Ocean Eye" encontra- se num sitio remoto, apreciando a beleza crua de ambientes florestais e oceânicos tropicais, mas é também vítima da dificuldade logística de obtenção de materiais graças ao clima quente e húmido.



O edifício está situado numa era profunda criada na encosta, sugerindo uma clara distinção entre áreas privadasda casa e as mais abertas zonas sociais. O posicionamento estratégico também ajuda a evitar qualquer erosão no local e evita danos devido à queda de detritos. Dadas as suas vistas privilegiadas, o projeto abre para dois lados correspondentes à frente de água e da floresta. Para simplificar o processo de construção numa área de difícil acesso, Benjamin Garcia Saxe decidiu que a estrutura primária seria composta por leves estruturas de aço pré-fabricadas que poderiam ser facilmente transportadas e montadas no local.



Um deck de madeira ao ar livre estende-se para enquadrar um nível exterior e circulação para outras áreas da casa. A viagem de uma sala para outra requer aos habitantes uma viagem do interior ao exterior, estando assim em constantemente conexão com a natureza. Embora seja um exemplo de um design contemporâneo, grande parte da casa, além da estrutura de aço foi, na realidade, construída por artesãos locais no local, utilizando métodos e materiais tradicionais.



A casa como um objeto é uma prova de arquitetura e cultura local, no interior de uma moldura moderna. Dada a sua localização e senso de responsabilidade ambiental dos arquitetos, os sistemas foram cuidadosamente projetados para serem quase totalmente independentes da rede. Painéis fotovoltaicos fazem com que a energia da luz seja colhida do telhado, enquanto a água é dirigida para cisternas para suprir as necessidades dos habitantes. O aquecimento tira proveito da tecnologia solar térmica para aliviar o uso de eletricidade e gás natural, e a existência de luminárias de alta eficiência em toda a casa reduz o uso de energia.

Fotografia de Andres Garcia Lachner

0 Reality Comments: