GEOMETRIA LÚDICA EM JAKARTA


O gosto do arquitecto indonésio Realrich Sjarief por formas geométricas expressa-se nas janelas circulares e em forma de arco desta casa e estúdio que desenhou para si mesmo em Jakarta. Sjarief criou o The Guild como um edifício multiusos que contém a casa em que vive com sua esposa e filho, bem como um estúdio para sua empresa RAW Architeture e uma biblioteca que ajuda os jovens a envolverem-se com a arquitetura. Localizado na zona residencial de Villa Meruya, o edifício é em grande parte escondido atrás de um muro de cimento alta.



As elevações sólidas que enfrentam a vizinhança dão lugar a superfícies com janelas com vista para um pátio no centro da propriedade. A parte residencial do edifício é composta por um quarto principal, cozinha e uma sala de estar e de jantar. Estes são acompanhados por um estúdio com escritórios separados para o diretor da empresa e associados, bem como a Biblioteca Omah e uma clínica dirigida pela esposa de Sjarief, que é dentista.



A entrada do edifício é marcada por uma porta de metal, que é fixada na parede de cimento e abrigada sob um dossel feito de policarbonato montado numa estrutura de aço. A porta leva a um corredor ao ar livre e um pequeno hall de entrada, onde há acesso ao espaço de estúdio de um lado e as áreas de estar privadas, por outro. A sala de estar e sala de jantar no piso térreo, são introduzidas através de uma porta na forma de um arco de catenária e dispõe de uma janela circular ladeada por um par de aberturas em forma de arco com vista para uma lagoa. Uma escadaria privada leva, deste espaço, até a suíte master no primeiro andar, que inclui uma pequena sala de estar, um estudio, um berçário e uma sala de oração.


O pátio no centro da propriedade contém um relvado cercado por paredes de cimento, funcionando também como um anfiteatro. A biblioteca é parcialmente submersa abaixo da superfície do jardim para garantir uma temperatura ambiente constante que ajuda a manter a condição dos livros sem demasiada dependência de ar condicionado artificial.

A fotografia é de Eric Dinardi.

0 Reality Comments: