ÖRNBERGET, A CASA PRECIPICÍO


Em Älgö, na Suécia, com vista para o arquipélago de Estocolmo, a Petra Gipp Arkitektur construiu uma casa semelhante a uma caixa, cujos diferentes compartimentos estão ligados e ancorados por uma única parede de cimento. Esta parede, que se torna a "espinha" conceptual do edifício, atua como uma linha onde a entrada da propriedade começa e a partir da qual se tem acesso a vistas espectaculares sobre a paisagem sueca circundante.



De seu nome "örnberget", que significa espinha/precipício, o espaço estreito da casa fica no alto de uma rocha, com vista para o arquipélago ao sul. A casa é abordada a partir do norte, onde uma escada generosa leva os visitantes a uma íngreme encosta virada a sul. Um lado da escada é suportado por um volume de madeira, enquanto o outro está fechado por uma parede de betão. Pontuado por uma série de lacunas estratégicas, a parede tanto direciona o olhar dos espectadores em direção ao arquipélago como os orienta para casa.



Continuando como a espinha dorsal do complexo, os cachos de parede de cimento em redor criam espaços paralelos como  casas de banho, local de armazenamento e lareira. Os outros quartos da casa funcionam como flutuantes extensões de madeira, ancorados ao espaço principal. A Petra Gipp Arkitektur concebeu estas adições de madeira rústicas cheias de luz no seu ambiente natural, com grandes janelas que preenchem os espaços interiores com luz, enquanto a madeira utilizada para cobrir os exteriores ajuda a integrar a estrutura com o seu ambiente. Ao mesmo tempo, a definição da madeira exposta contra a cor de betão marfim faz um contraste agradável contemporâneo na sua temática rural.



Esta relação entre madeira e cimento continua durante todo o interior, onde a parede da "espinha dorsal" inicial continua a articular os vários espaços: cozinha, sala de estar e de jantar. Cada um dos quartos conta com uma clarabóia, e é esta abertura de vidro que brinca com os limites de profundidade das áreas. Na sala de estar, janelas do chão ao teto compreendem duas paredes completas da casa, e fornecem acesso ao jardim. A cozinha adjacente é ligeiramente elevada, descrevendo-a como um espaço separado, sem a isolar dos seus quartos vizinhos.

0 Reality Comments: