SCRAPWOOD FURNITURE


O designer Piet Hein Eek, de Eindhoven, diz que o mobiliário que ele começou a fazer a partir de madeira reciclada em 1989 destacou-se  porque se mostrou diferenciado contra a uniformidade de outros produtos. Eek fez sua primeira peça de mobiliário usando pedaços de madeira, enquanto era ainda um estudante na Design Academy Eindhoven, na década de 1980.



Intrigado com a estética rústica e disponibilidade imediata do material, Eek projetou e construiu um armário inteiro de tábuas e pranchas retiradas de edifícios demolidos para seu projeto de graduação. O Scrapwood Cupboard foi descoberto pelos co-fundadores da Droog, Gijs Bakker e Renny Ramakers, que exibiram a peça  na primeira exibição da marca  holandesa em Milão em 1993, apresentando o trabalho de Eek ao público internacional.



Eek acredita que o armário era tão popular porque ele desafiou os padrões estéticos do minimalismo que a maioria dos outros produtos respeita. A popularidade do armário convenceu Eek a fazer outros produtos com o material, incluindo mesas, cadeiras e aparadores. Hoje, todo o mobiliário é feito a pedido na grande oficina e fábrica de Eek em Eindhoven.



A mobília é feita através de tábuas de madeira seleccionando, existentes em sucatas, que são cuidadosamente cortadas, lixadas, dispostos à mão dentro de uma moldura de madeira, e depois coladas, pregadas e terminadas com acabamento de laca.

Uma ideia que produz um resultado final muito interessante e que está ao alcance de todos aqueles a quem a criatividade fluir!

0 Reality Comments: