VERSAILLES NEW WING


Dominique Perrault completou a extensão da ala Dufour do palácio de Versailles em França. Um ousado acrescento à já existente estrutura, o "Pavillon Dufour" pretende facilitar e simplificar a entrada dos visitantes através de um único ponto de acesso.





Esta remodelação cria dois novos espaços públicos, com escritórios administrativos deixando espaço para uma área de recepção entre o Cour Royale e o Cour des Princes, assim como existe agora uma longa escadaria que dá acesso aos jardins.



A recepção começa na Galerie des Lustres, no piso térreo da ala já existente. Este espaço de tectos altos, que tem abertura para os jardins adjacentes, é a primeira sala de visitas aquando da sua entrada no palácio. No final da visita, os visitantes descem para o nível do jardim, que se enconttra por baixo do Cour des Princes, que os leva para uma sequência de novas áreas, incluindo uma bibliotca, casas de banho e um bengaleiro.



O ponto focal deste projeto é o corredor em vidro colorido a dourado, que enche o novo espaço subterrâneo de luz natural. Actuando como um grande prisma, os painéis de vidro revelam as fachadas da antiga ala e a sua estante a mármore. Dominique Perrault recuperou igualmente o novo restaurante do espaço e salas de chá que completam todo o cenário de recepção dos visitantes.



Projetado para acomodar cerca de seis milhões de visitantes anuais, a recepção fornece medidas de controlo e de segurança, atribuição de bilhetes, depósito de bagagens e a distribuição de guias de áudio. Mais importante, o projeto também oferece melhores serviços para os visitantes com deficiência.

0 Reality Comments: