A FÁBRICA DAS SEDAS


Após mais de 10 anos de abandono, a fábrica de seda de norte Wuzhen, na China, foi renovada pelo estúdio de arquitectura DCA, com o intuito de, em 2016, servir como local para a exposição de arte contemporânea internacional de Wuzhen. O projeto inclui uma extensa remodelação e reforço das estruturas originais, mantendo o layout original e características espaciais, embora adaptado para receber o programa contemporâneo.



A invasividade foi mantida a um mínimo durante todo o processo, as janelas em excesso foram bloqueadas para proporcionar à galeria as condições de iluminação adequada, e os tectos suspensos foram removidos para expor uma estrutura de telhado mais leve. Apenas o edifício mais alto foi mudado esteticamente. Um articulado de alumínio escuro cria uma identidade única para o local que combina noções modernas e tradicionais. As árvores existentes foram deixadas sozinhos, com especial atenção para incutir um diálogo harmonioso entre elas e o ambiente construído ao redor.



Três novos edifícios são inseridos entre estruturas originais para atender aos requisitos do evento. A construção do edifício A serve como um ponto de entrada e um pequeno espaço da galeria. A sua posição ao longo de uma estrada nova é acentuada através de barras de luz que destacam posição de flutuação do edifício acima de uma piscina de água. ele também trabalha em conjunto com oficinas originais para incluir o centro de exposições ao ar livre.



O edifício B está situado entre dois edifícios. O piso térreo contém uma loja de presentes e um café, para uso local e da, com escadas que levam a uma plataforma no piso superior. A conexão para os andares superiores é feita através deste edifício, que contempla áreas de lazer e centro de comunicação.




A terceira, e última, estrutura C, faz a ligação aos espaços originais no local. Um salão transparente conecta as zonas oriental e ocidental, com um segundo espaço de exibição localizado a leste. Um projeto bem conseguido e com uma aceitação acima da média, que serve até final do mês de Junho como palco para a exposição de arte contemporânea internacional de Wuzhen.

0 Reality Comments: