VIVA A CULTURA NA COSTA NOVA


O edifício que hoje lhe trazemos está localizado nas dunas da Costa Nova, em Aveiro. O Centro Social e Cultural da Costa Nova é um edifício diferenciado, numa estrutura onde a areia é cortada por uma vasta rede de passarelas de madeira, que percorrem as dunas e permitem o cruzamento pedestre do aglomerado urbano de praia.



O novo edifício, com o seu perfil multifuncional e presença simbólica e pública, propõe-se como uma peça final para ambos os edifícios vizinhos e o lugar natural. Destina-se a acomodar o novo centro de saúde, um centro social e um showroom para exposições e outros eventos públicos. A intervenção traduz um início com base em quatro temas: a técnica tradicional de construção, a pedagogia do edifício sobre dunas, a construção da paisagem, como parte de uma rota física e visual para o mar, e a estrutura fundiária agrária como matriz morfológica.









Uma das principais premissas conceituais por trás do projeto atual é tipologia do edifício original da Costa Nova. O projeto pretende reinterpretar, de uma forma claramente contemporânea, formas características e ancestrais da Costa Nova. É por isso que toda a construção, feita inteiramente de madeira, assenta numa malha de base semi-enterrada em cimento armado, como a estabilidade do edifício que paira sobre a duna. Esta estratégia conceitual pretende também tirar proveito do edifício num terreno mais baixo, criando uma conexão conveniente e fluindo para o telhado, onde se pode desfrutar de uma vista para o mar largo. 





O passeio público estende-se até o coração do edifício, criando uma nova praça pública de madeira, como um pátio, que leva o visitante para dentro e protege do vento. Um espaço único na Costa Nova que vêm dar valor à cultura de Aveiro.

0 Reality Comments: