UMA CASA ENCAIXADA


É uma casa portuguesa concerteza a que hoje trazemos aqui ao And This is Reality: a Casa na Gateira.

Criada pelo atelier Camarim (e aqui fotografada pelo olhar de Nuno Garrido), esta casa situada numa das vertentes Sul da Serra da Estrela (no sítio da Gateira), tem como principal particularidade a sua relação com o terreno. Implantada num lote com um declive assinalável, a casa acompanhs este acentuar do terreno, tal como os caminhos pedonais que descem as serras  fazem - serpenteando.




Posando, mas não se fundindo, encaizando-se, mas não se confundindo, esta casa consegue na sua forma em z, uma adaptação perfeita á topografia do local. Mas se esta postura contemporânea se nota na forma global, também nos pequenos detalhes ela está presente.




A aplicação de alvenaria de pedra de xisto na parede de entrada (dando assim à fachada de entrada um aspeto de muro tradicional da zona), combinada com o betão aparente, as diversas clarabóias e janelas, garantindo iluminação e vistas aos seus interiores, e a presença nos interiores de madeira e pedra natural em pequenos detalhes, fazem desta uma obra completa e global, do ponto de vista de conceito de fusaõ entre o novo e o antigo.

Esta sim é uma casa portuguesa concerteza ... que se encaixa no terreno, tradições e tecnologias construtivas.



0 Reality Comments: