MAIS DO QUE UMA NOVA FACHADA


O estúdio Ezzo  foi contratado para transformar duas casas que permaneceram vazios durante vinte anos em nove apartamentos destinados a aluguer na cidade do Porto. Como a estrutura interna das construções anteriores não existia, eles decidiram optar por uma ação radical que acreditavam ter o resultado final adequado para a sua nova finalidade, além de preservar e renovar as fachadas, que eram os únicos elementos que permaneciam de pé.




O projeto, em vez de usar a forma fechada que as antigas fachadas pareciam sugerir, cria quatro volumes isolados com formas diferentes, que compõem quatro pequenas torres onde os apartamentos se sobrepõem. Cada apartamento tem cerca de 50 metros quadrados e é composto por dois pisos, com uma sala de estar/cozinha, um quarto e uma casa de banho incluídas.


 



Dois níveis de janelas existentes escondem agora quatro novos andares, onde a fachada existente desempenha o papel de ser um filtro entre os apartamentos e a rua movimentada. Uma tensão foi criada entre a geometria estruturada das paredes existentes e o novo objeto, de regras claras e independentes, que se funde com as novas torres. O acesso aos apartamentos é feito por uma galeria a céu aberto que leva a uma escada comum do lado de fora.

E viva a recuperação de edifícios esquecidos pelo tempo!

0 Reality Comments: