FASHIONPHILOSOPHY | FASHION WEEK POLAND - OS NOSSOS ALTERNATIVOS FAVORITOS


Como os nossos seguidores de Instagram e Facebook ficaram a saber, nós estivemos presentes na última edição da Fashion Philosophy | Fashion Week Poland. Não sendo a primeira vez, já sabem então os mais atentos que hoje e amanhã vamos aqui trazer o melhor do que por lá vimos.

Assim sendo, nesta edição temos de dizer que referimos concentrar-nos na passerelle, pois não só o showroom de marcas era mais pequeno do que o habitual, como encontrámos motivos de interesse suficiente nas coleções que vimos. Tendo voltado ao local onde se realizou a primeira edição, nesta décima segunda, se o local era o mesmo, a qualidade da moda que se apresentou ao público e à imprensa estava a "anos luz de distância" ...  e isso fez com que o nosso foco deste report se centrasse absolutamente nas coleções.





Para primeiro destaque, não podemos deixar de realçar a coleção do jovem criador polaco Zwyrd. Com o tema de Savage, esta pequena coleção de 12 coordenados repensou e recriou o que é uma tribo urbana, buscando referências nos grafittis e nos muito conhecidos, mas nem sempre amados, tags.

Sem medo de usar as cores (nomeadamente o vermelho e o azul klein), ou os padrões, o sentido de nova moda étnica contemporânea e urbana, foi dominante em todo o desfile. Uma música bem pensada, uma apresentação bem estruturada, qualidade de materias e exímios acabamentos, fazem desta uma escolha óbvia para abrir a nossa cobertura deste evento.




Mas se este nome saltou para a nossa lista de best of, houve um que reentrou: o de Monika Ptasek. Esta criadora polaca que estava afastada das passerelles há algumas edições (depois de ter apresentado na ModaLisboa há umas edições atrás, nunca mais apresentou uma coleção em passerelle) fez uma volta em grande estilo.

Continuando fiel ao seu estilo urbano, iconográfico e muito disruptivo, a coleção apresentada apresentou-se num estilo muito próprio e eclético, misturando referências Punk, com iconografia Rap e Sporty, mas com a subtileza de uns Himo, e o cuidado estético de um verdadeiro profissional da Moda. Nesta coleção vimos tendência, moda e uma afirmação de um ADN de marca que não sendo para todos, é reconhecido por todos como sendo algo único e inovador.





Mas para fechar em grande este primeiro dia do que de melhor vimos na Fashion Week polaca, destacamos o jovem Jacob Birje. Este talentoso criador (que foi descoberto pelo Project Runway polaco) apresentou uma pequena coleção, muito cuidada, coerente com o seu estilo arriscado e inovador, mas usável pelo seu bom gosto e sofisticação. Ver que este jovem designer se tornou numa marca coerente, com qualidade de design e sem deixar de arriscar na sua proposta estética, mas ao mesmo tempo tornando-se num sólido criador de moda polaca, foi, sem qualquer dúvida, um dos momentos altos desta edição.

Mas mais trazemos amanhã, porque mais moda houve ... por isso não percam, que nós não vamos deixar de trazer aqui tudo!

0 Reality Comments: