A RENOVAÇÃO DE UM ÍCONE VOLKSWAGEN


O designer industrial David Obendorfer elogia o empresário holandês Ben Pon, o primeiro comerciante fora da Alemanha a vender veículos fabricados pela Volkswagen, com o conceito "T1 Revival".




Em 1946, Pon visitou Wolfsburg com a intenção de comprar modelos VW Beetle para importar para a Holanda,  até que viu uma peças de motor improvisado "plattenwagen" e percebeu o potencial para algo maior usando o chassis do "besouro". Primeiro esboçou a van num rascunho datado de 23 de abril de 1947, colocando o motorista bem na frente. Em 1950, nasceu a VW Transporter T1, uma van que viria a ser um ícone cultural para a geração hippie da década de 1960.



O conceito "T1 revival" é uma homenagem a esta primeira série de veículos comerciais da Volkswagen, concebido na plataforma atual VW, com uma distância entre eixos que foi estendida por sete centímetros. Enquanto há referências claras ao modelo original, o conceito não visa imitar formas de há mais de 65 anos atrás do "T1", mas sim capturar a sua personalidade única, traduzindo-a numa linguagem contemporânea.



Com superfícies curvas, cantos arredondados, faróis circulares, detalhes cromados e pintura do carro bicolor, o interior vê uma fusão da tecnologia moderna e elementos evocativos, com o painel de instrumentos ecoando a cor do exterior do veículo, forjando uma ligação estilística com a atual geração do VW Beetle.



As aberturas de ventilação no centro do painel são um aceno ao passado, com os originais T1 tendo grades muito semelhantes. Os puxadores das portas cromados e o design dos assentos dão um toque retro à cabine de passageiros.

0 Reality Comments: