MODALISBOA THE TIMERS EM DIRETO | DIA 2


"We are the Timers"... sim, porque o nosso tempo somos nós que o fazemos e vivemos! E para o recordarmos e revivermos nada melhor que capturá-lo em imagens. 

De regresso ao Pátio da Galé acompanhados pelo nosso Zenphone da Asus, é possível capturar os ambientes mais acolhedores que esta edição de ModaLisboa the Timers nos proporciona!

Hoje o dia é cheio de Moda, Luz, Tecidos, Tendências, Pessoas, de Tudo! A passerele abre às 14h30 e o calendário de desfiles vai ser assim:

14H30  NAIR XAVIER | LAB 
15H30  OLGA NORONHA | LAB 
16H30  RICARDO ANDREZ | LAB
17H30  CHRISTOPHE SAUVAT 
18H30  VALENTIM QUARESMA 
19H30  SAYMYNAME 
21H00  MIGUEL VIEIRA 
22H00  RICARDO PRETO 
23H00  ALEXANDRA MOURA 


Voltamos mais logo para lhe trazer as novidades de cada um destes criadores que fazem deste evento um retrato fantástico do melhor que a Moda Nacional tem para oferecer!

Até logo!

14h00

Estamos de volta ao segundo de dia da edição ModaLisboa the Timers e hoje o dia promete uma grande correria entre os Paços do Concelho e o Pátio da Galé!

Para além dos desfiles, a zona de circulação e espera pelos desfiles continua a surpreender pela originalidade dos stands. Um deles é o stand da Bic que conta com a colaboração de Ricardo Preto para personalizar o seu isqueiro!

Por agora vamos ver o desfile de Nair Xavier e voltamos de seguida para lhe dar as novidades desta criadora Lisboeta que fundou a sua marca em janeiro de 2014, na qual propõe um design moderno e inovador, entre o clássico e o casual, focando-se nos detalhes de qualidade e numa abordagem fresca de materiais e construção.

Fique connosco em mais um direto do Pátio da Galé e não perca pitada do melhor da Moda made in Portugal... 

14h40

Que fantástica forma de iniciar este dia 2! Nair Xavier inspira-se na Civilização perdida do Antigo Egipto que era marcada pelo desenvolvimento e sabedoria e pelo vestuário utilitário, que influenciam a inspiração estética e proporcional.

As cores neutras pautam o início da coleção, que passa por uma mistura de padrões geométricos e acaba nos tons mais fortes que aquecem a estação. A base é claramente a aventura pelo desconhecido em terras africanas, onde imperam as cores e os padrões fortes. Uma coleção que é só para eles!


Os Paços do Concelho preparam-se para receber agora Olga Noronha e nós vamos voltar para lá para lhe trazer as novidades desta criadora para a estação Primavera/Verão 2016!

15h30

Hair|Lucination é o nome da coleção de Olga Noronha que enfatiza a ausência e perda de cabelo, por Alopecia e efeitos secundários de tratamentos quimioterapêuticos. Assim se metaforiza a sua inexistência, recorrendo a uma total abundância de cabelo, trabalhado nas mais diversas formas, dando asas a uma "quase-alucinação" capilar.


Esta coleção é parcialmente patrocinada pela Reebok e conta com a colaboração de Joana Neves, Roger Spy e Saymyname. O calçado Olga Noronha X Reebok será leiloado durante e após o desfile e todos os lucros reverterão a favor do IPO. Uma forma fantástica de nos mostrar as tendências do vestir e do ajudar!

De volta ao Pátio da Galé vai abrir a passerele deste segundo dia Ricardo Andrez e uma coleção bem "transparente". Voltamos já...

16h50

Para Ricardo Andrez a transparência é uma condição, é o anfitrião da cor. Está em toda a parte e em lugar nenhum. E torna-se aparente através de elementos naturais e materiais sintéticos.

Assim surge a sua coleção para a próxima Primavera/Verão 2016. Para homens e mulheres "transparentes" que não têm nada a esconder.

Segue-se o desfile de Christophe Sauvat e já vamos a meio do nosso segundo dia de ModaLisboa the Timers. Não saia daí que nós voltamos já!


17h45

O algodão, a gauze e a pele são os materiais rainha que prometem vestir uma mulher moderna, cosmopolita, que tanto pode estar em Nova Iorque hoje, como à noite num cocktail e amanhã nas ilhas gregas.

Nesta coleção estão presentes os prints ecléticos e assinalam a passagem pelos 4 cantos do mundo, traduzida na diversidade das cores e riqueza do trabalho minucioso das aplicações em missangas e pele.

Ideal para o tempo quente, com toque fresco e delicado. esta é uma silhueta absolutamente cool, sexy e que respira verão!

Christophe Sauvat dá lugar a Valentim Quaresma que está mesmo a chegar. Nós vamos lá estar! Venham connosco!

18h50

Este criador traz-nos para a estação quente de 2016 a criação de um imaginário irreal através da manipulação de tecidos como as resinas, o poliéster e o neoprene e dos metais como o latão, alumínio e cobre. O resultado é a exaltação de texturas com um caráter orgânico, tecidos trabalhados com fogo como se de metal se tratasse. 

O kitsch está presente de uma forma revisitada e transposto para um universo “underground”. O acessório e o vestuário voltam a dialogar de tal forma que a linha onde começa um e termina o outro é absolutamente ténue.

Foi um desfile surpreendente que já nos abriu o apetite para Saymyname! Já de seguida e em direto do Pátio da Galé!

19h35

Esta coleção não é literal nas suas referências pois baseia-se numa reviravolta da liberdade feminina e apresenta-nos algumas formas abstratas que forçam o espetador a considerar a figura em vez do estranho padrão.

Funcional, mas ao mesmo tempo imprevisível com algumas surpresas mais astutas: As riscas criam formas 3D orgânicas, os estilos pictóricos, os calções e as saias pontuadas por pregueados.
A malha de seda, nylon, tweed de algodão com estampado metálico, napa estampada, viscose seersucker e a mousseline estampada, em tons de Preto, branco, azul índigo, azul metálico, coral e mostarda, fazem desta uma coleção funcional e que tem como fonte de inspiração uma mulher subtil mas ao mesmo tempo sexy!

Para a próxima Primavera / Verão não se esqueça, vestidos e tops kai-kai para arrasar! Seguimos para intervalo após o qual Miguel Vieira nos vai trazer o eterno preto, mas também o branco! Voltamos já, volte connosco.

21h15

Miguel Vieira continua fiel a si mesmo e para a Primavera / Verão de 2016 traz-nos a expressão gráfica enquanto fonte de inspiração, onde surge uma base branca, uma cor primária, e o preto!

Os tecidos em mesh, gorgurão, crepe de seda, pele perfurada e algodões, são entrançados manualmente para formar padrões que nos fazem lembrar os quadros de Mondrian. A sua representação, abstrata e minimalista, consistia em mostrar que tudo tem essência por trás da aparência, que é revelada através do despojamento de cor, linhas ou formas.

É disso mesmo que trata esta coleção: revelar a essência de cada indivíduo que a veste. 
Para a mulher, combinou-se uma silhueta minimalista e estilizada com uma silhueta mais clássica, presente na cintura demarcada, na altura dos vestidos e nos pormenores mais delicados. 

Para o homem desenvolveram-se  fatos de alfaiataria de corte irrepreensível e forro com estampado geométrico personalizado. 

Uma coleção fantástica e muito acarinhada pelos presentes. Seguimos para o penúltimo desfile da noite com Ricardo Preto antes de dizermos até amanhã aos nossos leitores. Vamos ver as novidades deste criador e regressamos já.

22h30

Entramos na noite e o desfile de Ricardo Preto começa de forma bem original. O poema Afrodite Formosa de Herberto Helder foi proclamado ao vivo como forma de introdução a uma coleção super feminina que nos traz uma Mulher do Mundo, uma andrógina com lingerie feminina, sedutora, aparentemente frágil, mas com uma força interior fora do comum.

A silhueta é fluída e longa, onde imperam materiais como a seda, algodão e modal. Os tons são os mais fortes que vimos hoje: azuis, verdes, encarnados, nudes e brancos surgem em cada peça como se de uma obra de arte se tratasse.

Seguem-se as propostas da última criadora da noite - Alexandra Moura - para darmos por encerrado este segundo dia de mostra do melhor que se faz de Moda em Portugal. Voltamos em alguns minutos, volte connosco!


23h45

O Milagre das Rosas é a lenda que dá cor e forma à coleção de Primavera/Verão 2016 de Alexandra Moura. A lenda une-se à coleção e no mesmo “regaço” vive, transforma-se e é transportada de um mundo cruel, dominado pela inveja e ganância, para um novo mundo - o futuro – reinado pela paz e bondade.

Nesta coleção, a silhueta e os pormenores foram trabalhados para recontar a história, transformando-os como se de um milagre se tratasse. A santidade revela-se nos detalhes que, metamorfoseados, trazem uma nova linguagem a esta antiga narrativa. Os tecidos pesados unificam-se com os mais etéreos. As cores revelam amor e força. 

Termina assim o segundo dia da ModaLisboa the Timers, em direto do blogue And This is Reality, que permitiu aos nossos leitores um acompanhamento real das fantásticas criações de Moda portuguesas. 

Amanhã regressamos com mais novidades do Pátio da Galé e esperamos que o dia seja tão fantástico como o de hoje! Até daqui a umas horas...

0 Reality Comments: