MODALISBOA THE TIMERS EM DIRETO | DIA 1


Depois do pontapé de saída para a 45ª Edição de ModaLisboa | The Timers, ontem com as Fast Talks, damos hoje início a mais um triunvirato de dias que prometem encher a baixa de Lisboa com o melhor da Moda Nacional para a coleção de Primavera/Verão de 2016.

A partir das 18h00, no Pátio Galé, inauguramos a passerele com Sangue Novo, a já tão reconhecida e acarinhada demonstração do talento dos nossos mais jovens designers. São dez designers emergentes, inspirados pela atualidade, pelo imediato e pelo agora, uma inteira geração disposta a trabalhar e a criar um novo presente que sirva como assinatura de uma cultura contemporânea, real e imaginativa.


Um universo em que Banda, Carolina Machado, Cristina Real, David Catalán, Inês Duvale, Patrick de Pádua, Rúben Damásio, Sara Santos e Tânia Nicole representam os intérpretes do tempo atual que a edição “The Timers” pretende valorizar.


Já falta pouco para o primeiro desfile! Marcamos encontro às 18h00 para que possa acompanhar em directo mais uma edição de ModaLisboa. Até já...


17h00



Acabámos de chegar ao Pátio da Galé depois de apanharmos as nossas acreditações na Praça do Munícipio onde também vão realizar-se desfiles, já hoje!

O burburinho de gente e os últimos retoques nas salas e stands já se fazem sentir e nós mais uma vez estamos ansiosos que comece a loucura da Moda Nacional. Apesar de cada vez mais existirem meios de comunicação que fazem reportagens e transmissões em directo dos desfiles, o And This is Reality continua aqui com a mesma energia da primeira edição e a mesma vontade de trazer aos leitores as novidades das próximas coleções de Primavera/Verão 2016, em primeira mão e com um toque de personalidade.

Um dos nossos parceiros, a Asus, convidou-nos a utilizar o seu mais recente modelo de smartphone, o Zenphone, para testar as suas capacidades de comunicação! O telefone é fantástico e já vamos testar a máquina fotográfica num dos desfiles de hoje!

O dia de hoje não é longo, mas é intenso! A passerele inaugura com os 10 talentos de Sangue Novo, seguindo-se o desfile em formato Lab de AwayToMars + Catarina Oliveira, as propostas de Luís Carvalho e o encerramento do primeiro dia com Carlos Gil.

Nós vamos de seguida para a passerele onde as luzes já fazem os testes finais! Fique connosco para mais uma Edição de ModaLisboa, the Timers!

18h40



Sangue novo... é novo! E absolutamente renovador! Os talentos que se firmaram aqui hoje trazem-nos de uma forma geral silhuetas festivas em peças de cortes minimalistas, linhas retilíneas, diagonais e ligeiramente esvoaçantes que criam um efeito de superposição de camadas e volumes. 

Os looks são desportivos mas com tecidos mais festivos, detalhes juvenis e preppy com uma grande influência dos 70’s. As coleções retratam os jovens inconformistas, revolucionários e radicais, tinham o intuito de conquistar a liberdade individual e fazer valer a sua importância na sociedade!

Uma das grandes novidades para esta edição da ModaLisboa The Timers será a atribuição de um prémio à melhor coleção Sangue Novo. O vencedor receberá um Master Level Certificate in the Fashion Area, um workshop de cinco semanas em Milão oferecido pela Domus Academy no valor de 5200 euros e uma bolsa de estudo de 5000 euros atribuída pela Vulcano, patrocinador oficial da ModaLisboa, para fazer face às despesas inerentes à participação no curso.

A grande questão impõem-se... quem? Depois de desfiles tão fantásticos!

Segue-se a dupla AwayToMars + Catarina Oliveira no edifício dos Paços do Concelho e já voltamos com as novidades da coleção! Até já...

20h45




AwayToMars é efectivamente uma viagem ao desconhecido, um modelo online de plataforma disruptiva que procura formatos alternativos de interação no Sistema de Moda, outras direções e formas de estar e criar!

Na coleção de Primavera/Verão 2016 somos convidados a sentir, explorar e divergir para o Universo de possibilidades e entendimento que só a capacidade do colectivo abrange. Daí a união a Catarina Oliveira que com a sua coleção “Savage Mind” remete para o controlo que a mente humana tem sobre os instintos básicos humanos.

As transparências e os tecidos leves voltam a ser referência, juntamente com os estampados que simbolizam as transgressões às normas e aos limites auto-impostos. Esta dupla de equipa e criadora conseguiu cativar os olhares mais desatentos!

De seguida voltamos à passerele no Pátio da Galé com as propostas de Luís Carvalho. Fique por aí que voltamos já de seguida...

21h40



Uma das caras escolhidas para a campanha de comunicação desta edição de ModaLisboa Timers foi a atriz Inês Castel-Branco que também foi convidada por Luís Carvalho para desfilar a sua coleção!


As peças deste criador trazem-nos uma explosão de flores, cortes e motivos estampados explorados através de diversos materiais. As suas formas orgânicas resultam em tecidos e cortes fluídos. Em contrapartida, as texturas têm influência nos plissados e noutras matérias-primas, que nos dão o contraste do feminino/masculino. 

As cores variam entre o branco, preto e cinzento, e mesmo num registo mais monocromático, a coleção não deixa de surpreender e agradar. Segue-se o registo de Carlos Gil que promete ser "The New Sartorial"... Voltamos já!

22h50


Carlos Gil trouxe uma coleção absolutamente fantástica que encerra este primeiro dia em grande estilo! Este criador considera-se simultaneamente um costureiro, escultor, pintor e arquiteto. E foi assim que criou cada peça da coleção da próxima estação quente.
Nas coleções anteriores homens e mulheres dividiram a passerele. Aqui a mulher é única e a sua silhueta é envolvida com a mestria de um arquiteto, que veste as cidades de majestosos edifícios, estruturando o corpo mediante a mistura de curvas, diagonais e retas que se manifestam em pregueados e volumetrias.
“The New Sartorial” mantém a pureza e a perfeição do corte de alfaiate reinventando-o na criação de peças que vivem da diferença. Através dos pormenores, transforma algo simples, em algo único. E assim prova-nos que: “A costura também é arte!”
Termina assim um primeiro dia fantástico e vibrante. Amanhã espera-nos um dia fantástico e exasperante! Vão ser 9 desfiles de 9 criadores a partir das 14h30. Nós vamos cá estar para poder acompanhar esta edição de ModaLisboa the Timers. Volte connosco e até amanhã!

0 Reality Comments: