ESPECIAL | CABANAS DE MONTANHA - DIA 02


Ontem trouxemos aqui três exemplos de casa que correspondem por completo ao nossos estereótipo do que são as cabanas de montanha, que tanto apreciamos no Inverno.

Mas hoje voltamo-nos para outra vertente: a reinvenção e revisão deste modelo construtivo. Os três exemplos que aqui trazemos hoje são inovadores, recriam o formalismo arquitetonico com base em parâmetros funcionais actuais e contemporâneos.


O primeiro bom exemplo desse repensar do que é uma Cabana de Montanha é a Casa Schutzhütte.

Localizada na localidade austríaca de Laternsertal (na região de Vorarlberg), esta casa desenhada pelos criativos do atelier Marte Architekten, repensa a Cabana da Montanha com base no conceito de abrigo do frio montanhoso. A austeridade arquitetónica desta construção revela-se não só no seu formalismo (retilíneo e minimal), mas também na sua utilização de materiais simples e de texturas brutalistas, criando um objeto de arquitetura monilítico e simbólico de uma nova abordagem deste estereótipo arquitetónico.


A segunda Cabana de Montanha que hoje trazemos como destaque aqui é o Chalet C7, situano em plenos Andes Chilenos.

Com desenho do atelier DRN Architectos, esta casa aproveita a inclinação do terreno e a abundante neve para poder criar uma construção com uma presença na paisagem minimal, dando a impressão que a casa é subterrânea, mas na realidade estende-se aberta para toda uma paisagem que se situa nas traseiras da mesma. Esta é uma abordagem verdadeiramente nova e inovadora, do que é uma Cabana de Montanha e dos seus sentidos morfológicos e tipológicos, num cruzamento bem conseguido dos mesmos.


Por último destacamos um excelente exemplo que se situa em Portugal: as Cabanas de Pedras Salgadas (que aqui já destacámos).

Situadas em plena estância das Pedras Salgadas, estas cabanas desenhadas pelos arquitetos Luís e Tiago Rebelo de Andrade cruzam a tipologia da cabana de montanha com a casa da árvore, utilizando a madeira como material fundamental e ao mesmo tempo utilizando uma formalização inspirada na forma de insetos típicos da fauna florestal.

Assim, com estas cabanas portuguesas encerramos este especial dedicado às cabanas de montanha, que tão populares são nesta época do ano. Amanhã ... claro que voltamos com mais novidades de estilo exclusivas para os nossos leitores!

0 Reality Comments: