ESPECIAL | CABANAS DE MONTANHA - DIA 01


Nesta época em que o Inverno aperta, as escapadelas de fim-de-semana começam a ser mais frequentes, pelo que as cabanas de montanha começam a tornar-se destinos bastante populares.

Pensando nos nossos leitores, vimos trazer este fim-de-semana um especial de algumas das melhores cabanas de montanha que existem nalguns bosques e montanhas mundiais.


O nosso primeiro destaque vai para uma cabana desenhada pelo prestigiado Peter Zunthor na pequena povoação de Leis, na região suiça de Vals.

Esta pequena pequena casa de madeira desenvolve-se na vertical e assume uma linguagem altamente contemporânea quer na sua volumetria, quer na utilização que faz do material fetich deste tipo de construções - a madeira. Cada elemento de madeira da casa, não só desempenha o papel para o qual está incorporado na arquitetura (parede, porta, portada, etc.), como também se assume como um elemento decorativo e signifiante de uma contemporaneidade com raízes históricas tradicionais.


A segunda cabana de montanha que destacamos é a casa desenhada pelo arquiteto Pascal Flammer, também na região alpina de Balsthal.

Neste caso o estereótipo da nostálgica cabana de madeira no meio dos bosques é levado para um território mais literal, intervindo mais diretamente sobre a forma tradicional e assim conseguindo uma actualização da mesma, sem a destituir dos seus elementos mais caracterizadores. O telhado de duas águas inclinado e o volume paralelipipédico são reinterpretados e não desconstruídos, criando assim um objeto arquitetónico mais familiar e consonante com as ideias feitas deste tipo de construções.


O terceiro exemplo e último que aqui trazemos hoje é desenhado pelo Atelier Kastelic Buffey, localiza-se na povoação de Collingwood, no muito canadiano Ontario: a casa Glissade. Nesta cabana de montanha o requinte e a sofisticação (apesar da pequena escala) já a aproximam de uma casa de montanha. Mas a utilização da madeira enquanto material basilar de toda a construção, situam-na definitivamente dentro do território das cabanas de montanha.

Assim chegamos ao final do Especial do dia de hoje, mas amanhã cá estaremos com mais três exemplos do que de melhor se tem feito a nível mundial.

0 Reality Comments: