ESPECIAL | EXPERIMENTA 2013 - EXPOSIÇÕES


Está de volta o emblemático projecto das áreas do design, arquitectura e cultura: a experimentadesign!

Esta bienal que é o maior evento do mundo do Design em Portugal, oferece este ano um conjunto de eventos imperdíveis, que a equipa do …And this is Reality não podia deixar de explorar e divulgar para os nossos leitores neste especial de fim-de-semana!

Neste primeiro dia deste nosso especial experimenta 2013, iremos falar sobre as três principais exposições que a “EXD´13” (diminutivo da experimentadesign) nos oferece este ano, mas amanhã traremos os principais destaque do sempre muito aguardado Lounging Space.


Em primeiro destaque temos a exposição Metamorphosis, no Mosteiro dos Jerónimos, onde a cortiça é a protagonista!

Este projecto, desenvolvido pela experimentadesign em parceria com a Corticeira Amorim, apresenta as grandes potencialidades criativas e inovadoras em termos de design que este material profundamente português consegue alcançar. Participantes como o arquiteto Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, Jasper Morrison ou Naoto Fukasawa são alguns dos exemplos das assinaturas mediáticas das obras apresentadas nesta particular exposição. Disponível até ao dia 1 de Dezembro de 2013, é a exposição imperdível para os apreciadores de design, arquitectura e da nossa cortiça!


Em segundo lugar temos a magnífica exposição Neoasterisms, no Planetário Calouste Gulbenkian em Belém, onde a relação entre a humanidade e as estrelas é realçada em design contemporâneo.

Os moldes tridimensionais apresentados compõem uma exposição dinâmica e atractiva, em que o espaço do infinito ganha forma, originando peças de design particulares e geométricas. Patente até ao dia 22 de Dezembro, é uma exposição imperdível para os curiosos de astronímia e não só!


Por último temos a exposição Unmapping the World, que explora o campo das práticas reactivas na realização de mapas, onde as nações e as fronteiras territoriais são exploradas através de projectos contemporâneos de mapeamento.

Esta exposição aberta até ao dia 22 de Dezembro, tem lugar no desconhecido do grande público Palácio dos Condes da Calheta e estará aberta para um público sem "fronteiras"!

E ficamos hoje por aqui, mas com a promessa de amanhã apresentarmos mais sobre este exemplar projecto da experimentadesign 13. É caso para dizer “experimente” em visitar-nos e verá que vai gostar!

0 Reality Comments: