ESPECIAL | EXPERIMENTA 2013 - O LOUNGING SPACE


Tal como referimos ontem, hoje trazemos aqui todas as novidades do espaço mais emblemático de toda a bienal de design de lisboa: o Lounging Space.

Este espaço, sempre icónico de todas as edições da Exd Lisboa (experimenta design, para os menos versados nestas siglas), o Lounging Space congrega não só um café bar que funciona durante toda a edição da bienal, como tambem um conjunto de espaços expositivos com conteúdos diversos de parceiros da bienal, que desafiam o olhar e a criatividade dos visitantes, bem como algumas actividades científicas interessantes.


O Lounging Space desta edição fica mais uma vez situado no coração da cidade de Lisboa: no Convento da Trindade (Rua Nova da Trindade, 20). Neste edifício secular estão situadas algumas das instalações de vários dos patrocinadores e dos parceiros desta edição que ao longo de salas, por onde nos perdemos na descoberta deste antigo edifício, nos trazem algumas das mais recentes obras de design nacional, feitas expressamente para esta bienal de design.

Um dos nossos destaques (e um dos espaços incontornáveis neste Convento da Trindade) é o espaço da muito tradicional fábrica de lápis Viarco. Parte da identidade cultural portuguesa, esta que é a mais antiga fábrica de lápis em Portugal, não só se associa à EXD'13 Lisboa, como ainda desafiou um conjunto de jovens valores do design nacional para com o tema da grafite e dos lápis criarem objectos repensando dogmas e fronteiras estabelecidas no design de objectos e nas suas respectivas funcionalidades.


Outro dos espaços incontornáveis deste Lounging Space é a exposição Identity. Nesta exposição reflecte-se e apresenta-se um conjunto de exemplos de como têm comunicado vários dos eventos ligados ao design, que têm surgido nos últimos anos a nível mundial (entre os quais a EXD Lisboa, a Bienal Brasileira de Design, o FAD Fest de Barcelona, o London Design Festival ou a Istambul Design Biennal, entre muitos outros).

Assim esta exposição, que ocupa grande parte do piso superior deste centro nevrálgico da Bienal de Design de Lisboa, permite aos visitantes o contacto com uma panóplia diversificada de elementos e suportes de comunicação, criando um acervo importante para o pensamento sobre a comunicação de eventos culturais, bem como conseguindo reunir cinergias e pontos de concordância e divergência entre a comunicação dos vários eventos.


Mas neste ponto de encontro do Design em Portugal nos próximos tempos, ainda vão decorrer quatro sessões de cinema (de acesso gratuito) aos Domingos e às Segundas (hoje, Design is One - Lella & Massimo Vignelli, amanhã Drop City, dia 17 de Novembro Design & Thinking e dia 18 de Novembro Pride and Concrete) com filmes e documentários sobre o designe e algumas abordagens e reflexões bastante próprias desta disciplina.

O Lounging Space é o nosso destque de hoje e é sem qualquer interrogação um espaço a não perder nos próximos tempos ... e a EXD'13 Lisboa reafirma o que já se sabia: é sem dúvida um dos eventos estruturates da cultura em Lisboa, em Portugal e no mundo do Design em termos globais!

0 Reality Comments: