REALITY PROFILE | ISABEL JONET


Este mês, no âmbito dos nossos habituais Reality Profiles, fomos conhecer Maria Isabel Torres Baptista Jonet, conhecida pelo seu grande trabalho como Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome.

Isabel Jonet, com 52 anos está a ter um ano “em grande”. Eleita Personalidade Europeia de 2012 (primeira Portuguesa a receber esta distinção), foi também convidada para participar no célebre percurso da Tocha Olímpica até Londres, honra que desempenhou no passado dia 30 de Maio.

Isabel vive em Santo Amaro de Oeiras, sítio que não trocava, e nos seus hobbies conta-se cozinhar, ler e andar, e o seu prato preferido é favas à portuguesa.

No princípio do ano recebeu um convite irrecusável – ser uma das portadoras da tocha Olímpica! Qual foi a sensação que teve ao recebe-lo?
Considerei uma honra poder representar os voluntários do Banco Alimentar e da ENTRAJUDA. Mas considerei que ao transportar a tocha estava a representar também todos os portugueses que diariamente se dedicam a causas, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Foi escolhida por ser uma pessoa verdadeiramente inspiradora … Como é ser vista desta forma?
É um privilégio para mim poder mobilizar as equipas que coordeno. Mas é também uma responsabilidade permanente porque são muitas as pessoas que conta connosco

Alguma vez pensou chegar a tal honra quando se ligou no projecto do Banco Alimentar?
Vou aceitando cada dia aquilo que recebo, procurando dar o meu melhor e levando também outros a superarem-se.

E quantos quilómetros foram? Andou a treinar ou foi mesmo “chegar e andar”?
Foram 450 m. Não treinei realmente porque costumo andar sempre que posso. Mas no momento em que a tocha me foi passada, o meu filho Zé Maria , que foi comigo em representação dos meus 5 filhos, gritou “Força Mãe, a Mãe é capaz!” e decidi que tinha de correr. Foi uma força grande que me ajudou…e lá consegui.

E qual foi a sensação de fazer parte de uma tradição como esta?
Foi uma emoção enorme pelo significado da Tocha, das Olimpíadas, e da decisão de envolver pessoas normais no transporte do Facho. Pessoas que se superam, que trabalham em equipa, que passam estafetas na vida. Foi mesmo incrível como sensação. Uma honra e um orgulho que vivemos intensamente em família e em equipa. Ofereci a Tocha ao Banco Alimentar, a todas e a cada um dos voluntários que trabalham comigo.

Quanto à distinção de Personalidade Europeia de 2012, como foi receber esta notícia?
Foi uma surpresa, sobretudo porque fui eleita por editores da revista das Selecções de 19 países. Uma responsabilidade acrescida!

O ano está a começar mesmo bem… como acha que todas estas boas notícias influenciarão o Banco Alimentar?
Ver reconhecida a actividade é sempre gratificante. Poder inspirar confiança dá energia e exige ainda mais de nós próprios e da instituição.

E a solidariedade no geral em Portugal?
Os portugueses são muito solidários quando acreditam e se sentem mobilizados. Este é um momento especialmente difícil para muitas famílias portugueses e a sociedade civil sabe-o e está disposta a ajudar.
Um bom barómetro foi o recorde da campanha do Banco Alimentar.

E para acabar, a pergunta da praxe do nosso blogue. LifeStyle é…?
Viver plenamente, dando o máximo. A vida dá-nos o que damos à vida

0 Reality Comments: