ESPECIAL LODZ DESIGN FESTIVAL 2011 | DIA 1


Já trouxemos aqui ao … And This is Reality, há duas semanas atrás, um pouco do estilo da Polónia com a sua Fashion Week. Hoje trazemos a Lodz Design Festival 2011.

Este ano o Lodz Design Festival realizou-se de 20 a 30 de Outubro, sobre o tema “Change”, e o primeiro dia deste Especial Lodz Design Festival é mostrar um pouco da essência deste Festival.


Esta já foi a quinta edição do festival. Como todos os anos, foram apresentadas exposições de designers famosos, estabelecendo novas tendências no design – uma oportunidade perfeita para conhecer designer de destaque.

O lema deste ano do festival foi “Change”. Isto serviu para enfatizar as mudanças que estão a ocorrer ao longo de todo o mundo, e claro, como estas mudam também o nosso olhar e pensar sobre o design.


Com a mudança os designers enfrentam novos desafios – projectar mais, produzindo menos, e de forma mais sábia, produzir a nível local apropriando ao máximo as suas criações, e inovando em vez de seguir tendências.

O objectivo principal do festival foi apresentar os mais recentes fenómenos internacionais no design, e compará-los com os projectos polacos. Uma comparação que não deixou nada a desejar da parte do design Polaco!


Uma das metas que os organizadores do festival sempre tiveram, foi a de promover jovens designers talentosos. Uma das maneiras de conseguir isto é através do concurso “make me!” – um grande incentivo a estes jovens designers que já se realiza pelo quarto ano.

Amanhã revelaremos o vencedor deste concurso (bem como algumas das peças que expôs no Lodz Design Festival, claro!). Um designer em ascensão que é certamente um dos nomes para ter debaixo de olho nos próximos tempos.


E claro, à semelhança da Experimentadesign 2011, a Lodz Design Week espalhou-se um pouco por todas as encantadoras zonas de Lodz. Inúmeras galerias, museus, clubes, instituições de cultura e outros lugares incríveis na cidade abrem suas portas para hospedar as várias colecções, fazendo o escolher qual visitar ainda mais difícil.


Mas por hoje ainda não falamos dessas colecções. O nosso Especial Lodz Design Week continua por amanhã e temos a certeza que os nossos leitores não vão querer perder … desta vez fazendo um destaque às colecções e designers que mais nos impressionaram nestes dias.

Até amanhã!

0 Reality Comments: