ESPECIAL LODZ DESIGN FESTIVAL 2011 | DIA 2


Cá estamos no segundo dia do nosso Especial Lodz Design Festival de 2011. Depois de conhecer um pouco da sua essência, o tema deste bienal e a sua dedicação aos jovens designer polacos é altura de conhecer um pouco das exposições.

A constante mudança do mundo em que vivemos inspirou esta edição do Lodz Design Festival a inspirar-se no tema “Change!”, por tal as suas principais exibições vão reflectir esta mudança – tanto imposta a que é constantemente imposta na nossa sociedade como a que usamos para lhe responder.


A primeira das duas exposições principais é “Redirection. Change in architecture”. Esta tem como objectivo mostrar-nos como este campo do design, feito para durar o maior quantidade de tempo possível, lidará com esta urgência na mudança.


Até que ponto a arquitectura é flexível e está pronta para lidar com o aumento da população mundial ou a escassez de matéria-prima? As mudanças são causadas por arquitetos, ou são um fenómeno “bottom-up” ao qual estes têm de se adaptar?


A exposição Redirection não fornece receitas prontas e respostas a estas perguntas, mas mostra-nos uma maneira de olhar para elas. Mostra-nos como olhar e ler estes temas, de modo a entender a natureza destas mudanças, e formar opiniões de como a arquitectura deve lidar com elas.

A segunda exposição que mereceu dividir o protagonismo desta edição da bienal de design Polaca foi “NeoFarm” – uma exposição dedicada às mudanças na estrutura social.


Apesar da industrialização e da migração de uma parte considerável da sociedade para as cidades, uma parte de nós ainda deseja a vida rural, o artesanato, os materiais naturais … No entanto este estilo de vida é difícil de encontrar.

A exposição “NeoFarm” traz-nos uma nova maneira de conviver com o rural tradicional (hoje modificado por uma contaminação inevitável da tecnologia) estabelecendo uma nova conexão com a natureza e a vida simples.


E para terminar, o vencedor do prémio make me!, uma distinção dada a um jovem designer em cada edição do Festival.

Thibaut Godard foi o vencedor deste prémio pelo seu conjunto de garrafas de vinho de porcelana - "Porcelain". O júri apreciou especialmente a forma criativa de rotulagem e perfeita comunicação com o cliente através de um produto muito bem feito e pensado.


E ficamos por aqui com o Lodz Design Festival 2011. Esperemos ter deixado todos os leitores com o desejo de conhecer um pouco mais os designers polacos, e claro do resto da Europa!

0 Reality Comments: