ESPECIAL KIEV FASHION WEEK - A CIDADE


Algumas das atracções de algumas semanas de moda internacionais resulta do seu contexto urbano e social. Estando nós pela primeira vez na Kiev Fashion Week, queremos começar o nosso Especial exactamente por aqui.

Acabados de chegar a esta grande metrópole, do antigo império soviético (que ainda se sente, essencialmente do ponto de vista urbano e arquitectónico), a nossa primeira prioridade foi investigar o contexto social em que a moda circula e é consumida, por estas paragens.


A primeira parte desta exploração dá-se então nas ruas e avenidas da cidade. Viver o ambiente desta cidade e o estilo das ruas desta cidade, foi a nossa primeira prioridade.

Kiev é uma capital de um país culturalmente forte e com uma paixão pela afirmação cultural de uma nova e renovada identidade. A recente independência e a actual pujança económica do país, fazem desta cidade uma metrópole de 2 milhões de habitantes repleta de lojas de vários estilos e commuitas marcas internacionais. Chanel, Gucci, Louis Vuitton ou Salvatore Ferragamo congivem com Zara, adidas ou Gap formando uma oferta de estilos e de visuais bastante actuais e globais. E estes são apenas alguns dos nomes que se encontram facilmente no centro da cidade.


Mas este é um tipo de consumo de moda dentro dos modelos globalizados que pouco acrescenta à nossa investigação. Assim mudamos de estratégia e decidimos rumar aos às lojas mais locais (e multimarca, pois é aqui que a moda se torna mais autêntica) e tentar perceber quem e o que consomem os fashionistas de Kiev.

Depois de questionar a nossa guia interprete rumamos à nossa primeira paragem: Villa Gross.


Chegamos então a um palacete, situado por trás de uns altos muros e de bastante segurança (ao que percebemos, como não marcámos a nossa visita, deixam-nos passar pelas cancelas apenas porque estamos num carro oficial da Kiev Fashion Week).

Entramos então num mundo exclusivo e que está reservados a poucos (não apenas aqui na Ucrânia, mas em todo o mundo). São cinco pisos de um palacete com todas as salas dedicadas à mais selecta das modas mundiais. Jil Sander, Herver Léger ou Vera Wang são apenas alguns dos nomes da moda mundial que aqui encontramos. Sempre com um assistente por perto, para simpaticamente nos esclarecer ... esta é sem dúvida uma loja da verdadeira elite da capital ucraniana.


A próxima paragem é a menos exclusiva, mas muito trendy In Voga. Esta loja de rua junta, num bem conseguido espaço, marcas mais modernas, menos caras mas verdadeiramente dedicadas a conhecedores do que de melhor se faz a nível internacional.

Outra das grandes diferenças, entre estas duas tão diferentes lojas, está nos acessórios que vendem. Enquanto que no ambiente do palacete reinam as jóias de diferentes designers e estilos, na In Voga reinam os acessórios mais práticos como os sapatos, as malas ou as echarpes e os cachecóis. Mas em ambas apenas encontramos moda feminina. Então e os homens de Kiev? Será que não consomem moda? E os designers locais? Onde vendem? As respostas vieram logo de seguida ...


The Icon é a terceira loja que visitámos. Situada numa das mais pujantes zonas da cidade, esta loja de rua está dividida em várias salas, cada uma dedicada a um estilo (e como tal a um público) diferente. Com marcas de vanguarda internacional, algumas mesmo desconhecidas do grande público, este é o local onde os fashionistas locais com poder de compra se abastecem de produtos mais alternativos.

Roupa de Homem e Mulher e um conjunto de acessórios curiosos e de um extremo bom gosto é a bem conseguida proposta de moda que podemos encongrar neste templo de estilo. Aqui a moda faz-se com designers locais misturados com criadores japoneses, árabes, americanos ou parisienses. Um grande melting pot de moda global é o que encerra esta nossa primeira visão sobre a cena da moda da cidade de Kiev. No próximo fim-de-semana continuamos este nosso especial dedicado a esta alternafiva e jovem, mas muito pujante Kiev Fashion Week!

0 Reality Comments: