EXPERIMENTA DESIGN 2011 EM DIRECTO | DIA 0


Chegámos finalmente ao dia mais esperado por todos os amantes do design, e seguidores assíduos do … And This is Reality, que mal podem esperar pela cobertura em directo que começa já amanhã. É a grande véspera do maior acontecimento do design em Português – é o Dia 0 da Experimenta Design de 2011.

E como amanhã entramos de cabeça no mundo da Experimenta Design 2011, não podíamos deixar de falar aqui de alguns “básicos” da EXD’11, para preparar o terreno e dar algumas informações preciosas a todos os que estão ansiosos pelo dia de amanhã.


Para começar, para quem não sabe “Useless” é o tema da bienal de 2011. Sim, a EXD’11 vai-se basear em inutilidade, mais precisamente na presença desta em objectos e construções do dia-a-dia. E claro, desafiar os seus visitantes a construir as suas opiniões sobre a (in)utilidade dos objectos em questão.

Um tema pouco comum, sim. Mas se fosse para ser comum ou vulgar a EXD’11 não seria um acontecimento sem comparação no mundo do design Português.


E para integrar o tema “Useless”, temos as exposições: “Sidelines”, sobre colecções que vai ter vários pólos (Museu Geológico, Museu da Farmácia, Biblioteca Camões, Museu de São Roque, Museu do Teatro Romano e Museu das Artes Decorativas); a exposição “Utilitas Interrupta”, no Jardim das Amoreiras e Mãe d’Água; e “Useless?” no MUDE.

Também outros formatos integrarão a EXD’11: o lançamento do livro “Useless – The EXD’11 Reader”; as Intervenções Urbanas “Redundância”, uma crítica à repetição que pode ser encontrada na Praça da Figueira; a apresentação do projecto “Action for Age”.


A primeira exposição a ser inaugurada na EXD’11 será “Fernando Brízio: Desenho Habitado”, e é uma verdadeira homenagem a este que é provavelmente o maior nome do design Português.

Deixamos aqui o calendário completo da semana inaugural da EXD’11

QUARTA-FEIRA, 28 de Setembro
16.00_Conferências de Lisboa
19.00_Exposição: Fernando Brízio: Desenho Habitado
22.30_Lançamento: Useless – The EXD’11 Reader
Inauguração: Lounging Space

QUINTA-FEIRA, 29 de Setembro
11.00_Open Talks: Fluxos de Informação
15.00_Conferências de Lisboa
18.00_Intervenções Urbanas: Redundância
21.30_Exposição: Sidelines
24.00_Festa: LuxFrágil EXD’11

SEXTA-FEIRA, 30 de Setembro
11.00_Open Talks: Arquitectura Use-Less
15.00_Conferências de Lisboa
22.00_Exposição: Utilitas Interrupta

SÁBADO, 1 de Outubro
11.00_Open Talks: Design Do-It-Yourself
15.00_Conferências de Lisboa
18.00_Apresentação: Action For Age
22.00_Exposição: Useless?
24.00_Festa: Block Party

DOMINGO, 2 de Outubro
12.00_Open Talks: Ex-Muros


O Lounging Space deste ano da Experimenta Design (o sempre inovador centro nevrálgico de toda a beinal) será no Antigo Tribunal da Boa Hora, e após o dia da inauguração ficará aberto ao público, prometendo um ambiente animado e muitos eventos, para animar os seus visitantes nos próximos 2 meses.

Mas para todos os leitores, não se esqueçam que estes são apenas os básicos da Experimenta Design de 2011. A partir de amanhã começaremos a e emitir em directo todos os pormenores da bienal à medida que estes são vistos pela primeira vez. Os nossos leitores terão acesso aos eventos e seus conteúdos em tempo tão real, quanto as pessoas da assistência.

Uma cobertura a não perder, em directo do coração do design Lisboeta, aqui no … And This is Reality!

0 Reality Comments: