REALITY PROFILE | PAULA MATEUS


E para os nossos leitores que se estavam a perguntar “então e o Reality Profile deste mês?” não se preocupem que valeu a pena esperar…

Este mês fomos falar com Paula Mateus, directora da Vogue Portugal, que tivemos todo o prazer em entrevistar para podermos partilhar convosco algumas curiosidades sobre a sua personalidade e revelar alguns segredos chave para uma das carreiras mais impares do mundo da Moda em Portugal.

Maria Paula Farmhouse da Graça Mira Mateus, para sermos mais precisos, de nacionalidade Portuguesa, diverte-se a decorar as casas de bonecas miniatura que colecciona, a viajar, a ler, no cinema, teatro ou na praia.

Entre os seus gostos conta-se a sofisticada comida japonesa. A de partir à descoberta de novos restaurantes em Lisboa ou o prazer de um delicioso brunch na Bica do Sapato ao fim de semana, são também elementos importantes dos seus prazeres gastronómicos.

Uma verdadeira amante das artes, Paula Mateus gosta de Livros de suspense e romances, música francesa e clássicos dos anos 80 e alguns artistas mais modernos como Adele. ? E no que toca ao cinema? Filmes espanhóis e sul-americanos, e o ocasional filme de Terror estão no seu Top Cinematográfico. Se tem de destacar um realizador, a escolha recai sobre Pedro Almodóvar.

É uma das mulheres mais influentes e mais importantes do Mundo da Moda em Portugal, pois além de dirigir a revista de moda mais prestigiada em Portugal, ainda assume a liderança da já bastante mediatizada Vogue Fashion Night Out, que este ano acontecerá no próximo dia 8 de Setembro, e que nesta edição, aqui no ... And This is Reality, vamos fazer a cobertura em directo (vai ser uma rentrée que se prevê cheia de estilo). Assume-se como uma personalidade particular, curiosa e muito sofisticada. Uma mulher simpática, dedicada, e "com sorte" (nas suas próprias palavras) foi quem nos respondeu às nossas perguntas.


Uma revista como a Vogue, dispensa de apresentações. Como se chega à direcção duma revista desta notoriedade?
Com trabalho e muita persistência . E, claro, uma apetência muito grande por Moda e tudo o que diz respeito a LifeStyle.

Este cargo deve implicar dois grandes amores: a Moda e a Comunicação. Qual é que pesa mais neste caso?
Numa revista como a Vogue, que se deve pautar pelo rigor e criatividade, ambos são muito importantes e complementares.

O nome Paula Mateus tem determinados valores associados … quais são?
Posso considerar-me uma pessoa de sorte por fazer o que gosto. Mais do que me descrever a mim própria, prefiro que as minhas acções e o resultado do meu trabalho, o façam por mim.

No caso da revista Vogue, o cunho editorial da Sua directora é uma tradição internacional, como se reflecte na edição portuguesa a Sua personalidade?
Dirigir uma equipa, lidar com as pessoas que a constituem, estimulando-as e mantendo-as interessadas no que fazem, implica uma aprendizagem permanente de ponderação e bom senso. É fundamental saber ouvir e dar importância aquilo que é realmente importante.
Além disso, mais do que a minha personalidade, a Vogue Portugal é realizada a pensar na mulher portuguesa e na nossa realidade.

Um dos momentos altos das revistas Vogue dos vários países é a Vogue Fashion Night Out. Porquê este sucesso?
Porque estando associado a um nome como a Vogue, transmite credibilidade e qualidade. Além disso, este evento foi criado para incentivar as vendas e ajudar o Comércio, proporcionando igualmente uma noite de festa e divertimento a quem participa nele.

O Vogue Fashion Night Out Lisboa 2011 aproxima-se a passos largos. Como estão a correr os preparativos para esta noite?
Estamos já há alguns meses a planear e trabalhar neste evento, que decorrerá no dia 8 de Setembro, e constatamos que o entusiasmo com que o fazemos reflecte-se na adesão cada vez maior das lojas aderentes.

Sabemos que no ano passado o evento foi um sucesso! Quais são as novidades desta edição?
Este ano, para além da Avenida da Liberdade, Rua Castilho e Chiado, incluímos também a zona do Príncipe Real. As mais de cem lojas que irão estar abertas nessa noite, entre as 19h e as 23h, terão animações várias: descontos e promoções, cocktails, música, sessões de maquilhagem, etc. Também haverá um lounge, com festa, para convidados da Vogue e várias animações de rua.
E ainda, tal como no ano passado, e como é usual em todos os países, teremos à venda uma t-shirt criada pela Vogue, cuja venda reverte na totalidade a favor de uma instituição de caridade, este ano da Acreditar.
Todos os pormenores, descrição dos eventos nas lojas, animações de rua, exposições, estarão disponíveis num folheto que será distribuído por Lisboa, e pelos espaços aderentes, a partir do inicio de Agosto. Também o nosso site, ou a edição de Setembro da revista, contêm todos os detalhes desta noite de festa.

Os nomes das lojas participantes juntam algumas das marcas de maior prestígio em Lisboa e Internacionalmente … em Sua opinião esta é uma boa forma de promover as marcas e potenciar as respectivas vendas, ou a moda de uma forma geral, perante um público (como o Português) que tem menos aderência a fenómenos de moda do que outros? … como o italiano por exemplo.
Tal como já referi, sendo este evento criado com o propósito principal de promover o Comércio e incentivar as vendas, é de toda a importância para as marcas no sentido em que, nessa noite, as dá a conhecer e leva também aos seus espaços muitas pessoas que de outra forma não o fariam. É uma noite para todos, que se pretende ser divertida e solidária.

Um evento desta dimensão colocou certamente as lojas Lisboetas “no mapa” do estilo nacional … mas e que contributo é que isso traz para a revista em si?
É, obviamente, importante para a revista no sentido em que ajuda a divulgar o titulo e nos enche de orgulho por poder proporcionar uma noite diferente aos lisboetas.

Daqui para o Futuro qual é o caminho deste evento?
Tentaremos, como é nosso lema, fazer sempre mais e melhor. Quem sabe se estender a outras capitais do país? ...

0 Reality Comments: