ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | SUBINDO A COSTA - DIA 2


Neste último dia de Julho, mesmo na véspera de adaptarmos o ritmo de artigos do nosso blog a um estilo mais de Verão, e conforme o prometido na semana passada, hoje continuamos a subir a costa, e trazemos mais algumas praias que valem mesmo a pena a viagem!

Hoje viajamos acima de Lisboa, em que as praias, apesar de não terem o calor abrasador do Algarve, têm a mesma beleza e encanto e são perfeitas para quem gosta de temperaturas mais amenas e de passear à noite com um casaco leve depois do dia de praia.


A primeira praia pela qual passamos, e que recomendamos vivamente aos nossos leitores de Lisboa e arredores em alternativa às praias do costume, é a praia da Adraga.

A praia de Adraga é uma pequena praia entre o Cabo da Roca e a Conhecida Praia Grande. Para a encontrar basta ir à simpática vila de Almoçageme, e seguir as indicações que levam a esta fantástica praia.


Além das águas geladas a que esta zona já habituou os seus banhistas, a Adraga caracteriza-se pela sua beleza natural, conseguida pelas imponentes rochas que a rodeiam.


Por isso se estiver pelos lados de Sintra, ou mesmo que não esteja assim tão perto, vale a pena dar um saltinho a esta fantástica praia.

Subimos costa acima e chegamos à próxima praia no nosso percurso, a sul de Peniche: é a praia do Medão.


E para os nossos leitores que estão a pensar “Praia do Medão?! Nunca ouvi falar disto…”, não é bem assim… Esta praia é conhecida pelo nome que a tornou o alvo de desejo de surfistas de todo o mundo: a praia de Supertubos!

Não é difícil de perceber o nome desta praia e a razão que a tornou conhecida, é mesmo por ter uns “Super Tubos”. As condições geográficas desta zona fazem com que esta praia tenha “a melhor onda Europeia”. Mas isto é só um extra desta praia com um grande areal, areia fina e limpa e água bem azulinha.


Continuamos a subir (a temperatura a descer), e um pouco a Sul do Porto, encontramos a próxima praia da nossa lista: a praia de São Pedro da Maceda, em Ovar.

A praia da Maceda é envolvida por um extenso pinhal, que faz desta uma mistura perfeita para a quem gosta das paisagens da floresta e do mar.


Apesar de não ser muito concorrida pelo seu difícil acesso, esta praia é concessionada e vigiada durante a época balnear. Por isso se estiver pela zona e quiser apanhar um sol numa praia extensa e sossegada passe pela praia de São Pedro da Macieira… Mas cuidado, que o mar desta é perigoso!


E acabamos a nossa lista com uma praia, mesmo, mesmo “lá em cima”… uns quilómetros a norte de Viana do Castelo encontramos a praia da Arda, ou como é mais conhecida pelos seus visitantes, a Praia da Mariana.


Depois de um percurso feito por entre campos de cultivo chega-se à praia da Arda. A sua imensa extensão de areia branca faz desta praia, uma das mais bonitas do concelho. Mas à semelhança da Praia do Medão, esta também é principalmente procurada por jovens surfistas, graças às condições favoráveis para a prática da modalidade.


Mas para entrar na praia não é preciso ir de prancha! Basta querer passar um bom dia numa boa praia, com mais do que espaço para estender a sua toalha. Depois é só deitar-se e ficar a apanhar sol e a ouvir as ondas.


E por aqui ficam as recomendações do … And This is Reality! Basta dar uma olhadela às praias que publicámos aqui na semana passada, ou neste artigo e decidir bem em qual vai estender a toalha durante este Verão.

Umas óptimas férias a todos os nossos leitores, e não se esqueçam de levar o protector!

0 Reality Comments: