ESPECIAL PÁSCOA 2011 | O OVO SURGIU PRIMEIRO - DIA 2


Chegada a Páscoa, vem com ela as delícias gastronómicas típicas deste feriado, entre as quais os célebres Ovos da Páscoa. Mas estes são uma tradição que data de muito antes deste feriado religioso. Chegada esta altura, e porque o estilo é essencialmente uma questão de informação, nós aqui no … And This is Reality, decidimos pesquisar e partilhar as origens desse símbolo universal.

Por conterem uma nova vida dentro de si, é inevitável a associação dos ovos à fertilidade e ao começo, ou recomeço no caso da mais antiga tradição que se conhece com ovos coloridos: a celebração do ano novo. Esta era feita pelos povos da antiga Pérsia praticantes do Zoroastrismo, aquela que se julga a primeira religião monoteísta fundada pelo profeta Zaratustra.


Ao chegar o ano novo, que nesta altura (cerca de séc. IV a.C.) era festejado no equinócio da Primavera, o povo levava os ovos ao seu rei. Estes ovos eram enfeitados com cores coloridas por festejarem e simbolizarem a chegada da Primavera que traz o florescimento da Natureza.

Tal como muitas outras tradições pagãs, os ovos da Páscoa foram aproveitados pela religião Cristã. Com a coincidência destes dois acontecimentos, e o simbolismo incontornável que o ovo tem em relação à ressurreição, tanto pela nova vida que carrega como pela sua casca simbolizar a tomba de Jesus Cristo, a adopção deste item foi imediata no festejo do feriado Cristão.


Além dos motivos simbólicos que fazem do ovo colorido um representante da Páscoa Cristã, existe também uma lenda que diz que Maria Madalena levou ovos cozidos para dar às outras mulheres no túmulo de Jesus, e ao ver o Cristo ressuscitado, estes coloriram-se miraculosamente de vermelho, como que se tratasse do sangue de Jesus Cristo.

Graças a esta lenda, os primeiros ovos da Páscoa, e ainda em alguns países, eram tradicionalmente vermelhos, mas ao longo dos séculos foram adoptando os coloridos padrões que vemos habitualmente.

Mas como a maior parte das celebrações Cristãs, os Ovos da Páscoa, e o próprio feriado, ao unirem-se com as tradições dos vários países formam as mais diversas maneiras de ser celebrados.


Em Portugal, nos Estados Unidos e em muitos outros países, os ovos da Páscoa são usados para oferecer a entes queridos e, para o deleite das crianças, para a tão conhecida caça ao ovo. Este jogo tem a sua origem mais provável em França e na Bélgica, onde os sinos das Igrejas não tocam entre a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa. Isto pois, diz a lenda que os sinos voam para Roma até à Pascoa e no regresso deixam cair ovos para as crianças procurar. As crianças Belgas fazem também ninhos, que escondem na esperança de que o coelho da Páscoa os encha de ovos.

Outra tradição, típica da Europa de Leste e de algumas áreas do Reino Unido é a "luta com ovos" (em Inglês egg tapping). Isto é um jogo com uma mecânica muito simples: cada pessoa tem um ovo cozido colorido, e tem que o embater contra os ovos dos outros participantes, o ultimo a ter o ovo inteiro terá um ano de boa sorte.


Este jogo tradicional, comum no Reino Unido, Alemanha e outros países é a corrida de ovos a rebolar, em que os participantes atiram um ovo cozido por um terreno inclinado ou empurram-no com uma colher de pau. Este jogo infantil acontece também tradicionalmente na Casa Branca, onde algumas crianças e as suas famílias têm uma oportunidade, que não acontece propriamente todos os dias: a de o jogar no relvado do presidente dos Estados Unidos.

Um dos aspectos comuns em todos estes jogos e tradições é que é usado um ovo verdadeiro, e não o ovo de chocolate, que estamos tão habituados a comer todas as Páscoas. Isto porque este só começa a ganhar forma no séc. XIX na Alemanha, em que as cascas dos ovos coloridos começam a ser preenchidas com um recheio doce, evoluindo um pouco por todo o mundo até chegar ao ovo de chocolate da Páscoa.


Mas claro que hoje em dia a tradição mais importante, e presente de algum modo em todas as tradições, de todas os países é a troca e partilha de ovos, e a criação dum sentimento de festejo, que com ou sem ovos deverá ser sempre a base deste festejo religioso. Mas … como vêem o Ovo veio mesmo primeiro, mesmo antes da Páscoa!

Amanhã damos lugar aos mais sofisticados e deliciosos ovos desta Páscoa 2011 … não perca e continuação de Excelente Páscoa a todos os nossos leitores!

0 Reality Comments: