ESPECIAL | LVIV FASHION WEEK - DIA 0


É a nossa mais recente presença em Fashion Weeks alternativas: a Lviv Fashion Week.

Esta cidade ucraniana, situada a oeste de Kiev e perto da fronteira Polaca, é um dos segredos mais bem guardados deste gigante da ex União Soviética, que importa conhecer.

A grande surpresa deste evento, até agora (ainda estamos cá até amanhã, pelo que este report é escrito em directo deste país para os nossos leitores) foi sem dúvida a cidade!


Depois de uma chegada a um aeroporto cujo tempo não passou desde há muito tempo atrás encontramos, uma cara simpática que nos recebe e nos leva até à carrinha que nos conduz ao nosso hotel. Aqui, depois da aventura para entrarmos no país, encontramos a primeira agradável surpresa: o Leopolis Hotel.

O Leopolis é um pequeno hotel boutique, situado num edifício histórico, mas com todas as comodidades modernas e a simpatia e o acolhimento que só os pequenos e simpáticos locais de cinco estrelas conseguem oferecer. Quarenta quartos, duas suites, um pequeno-almoço requintado, uma cozinha coordenada por um Chef sofisticado e a simpatia geral de todos os funcionários fazem deste o local ideal para ficar nesta cidade surpresa da Ucrânia.


Saindo num pequeno passeio pela cidade (com o simpático membro da Lviv Fashion Week que nos foi designado descobrimos) a segunda e a terceira surpresas: a segunda é que a cidade de Lviv está repleta de magníficos edifícios, igrejas e palácios, todos com um ar que mistura o charme de Paris com o rigor de Viena; a terceira (só possível pela excelência, diligência e disponibilidade do nosso "guia") foi descobrir a imensa e extremamente forte e diversa cultura de cafés que esta cidade tem.

Igrejas de várias religiões, todas elas com um impressionante barroco tardio, pontuam o centro da cidade como que criando uma rede de religiosidade e misticismo que explicam um facto que só depois descobrimos: o centro histórico da cidade de Lviv é classificado como Património da UNESCO.


Toda a arquitectura deste impressionante conjunto arquitectónico reflecte uma cidade baseada em cultura, sofisticação e sentido europeu. Uma cidade que noutros tempos foi escolhida por monarcas europeus para visita sistemática (a sua Ópera é, segundo dizem, uma das com melhor acústica da Europa), está hoje a recuperar-se em direcção a uma modernidade com respeito e sofisticação para com uma herança arquitectónica e urbanística única e muito importante.

No meio desta sofisticação e cultura muito específica desta cidade está a vida de café.


Mais do que Museus, na cidade de Lviv, o importante é viver os cafés. Jovens e mais adultos param, encontram-se, convivem e vivem nos cafés. Tal como noutras cidades de origens germânicas (como Viena, ou Praga) a cultura dos cafés é muito forte, mas aqui há um elemento novo: os locais mais interessantes, populares, concorridos e típicos são escondidos no meio de prédios, com passagens quase secretas que, sem um local, qualquer turista não vai encontrar.

Cafés subterrâneos (que eram usados para actividades clandestinas e mais resguardadas desde a primeira Grande Guerra), cafés que se entra pela estante de uma casa de uma pessoa, Catacumbas transformadas, escadas no meio de pátios cujo topo dá acesso a uma sala repleta de mensagem … há um pouco de tudo. Todos eles com excelentes ambientes, boa música Jazz e Drum & Base e pessoas muito simpáticas e acolhedoras. Para quem não encontre estes locais mais secretos, deixamos aqui uma pista: por baixo da Ópera, em plenas catacumbas, há um café subterrâneo que vale a pena visitar e passar algum tempo (na foto abaixo).


Para que quem decida visitar esta cidade (o que aconselhamos vivamente, pois é uma verdadeira surpresa), queremos alertar para dois factos curiosos que caracterizam bastante esta cultura de Lviv. Quem venha à espera de encontrar o Vodka como a bebida mais popular, vai-se surpreender, pois apesar de haver bastantes marcas disponíveis, a bebida mais popular é a cerveja.

Muitas marcas locais, internacionais e mesmo únicas (pois são fabricadas nos próprios cafés) são o pedido lógico para quem quer provar os hábitos locais. Atenção que as cervejas que são fabricadas nos próprios cafés (as mais requintadas e raras) são servidas apenas em garrafas de dois litros, pelo que se recomenda que sejam bebidas em grupo ...


Outro aspecto bastante interessante é ser Lviv a cidade natal do inventor do Masoquismo - Leopold Ritter von Sacher-Masoch (na foto de cima).

Este escritor, nasce em Lviv no século XIX e torna-se o pai do Masoquismo por num dos seus romances mais populares ter, pela primeira vez de forma tão explicita, descrito uma cena masoquista entre um casal. O episódio criou uma imensa polémica na altura na sociedade Austríaca (onde residia na altura o escritor) ajudando a criar a imagem de que Leopold Sacher-Masoch era o pai de tal prática sexual.


Este facto é assinalado pela cidade com um bar com o nome deste Lviviano. Numa cidade ultra religiosa, este local não deixa de ser exibido com algum orgulho, por ser um dos factos que mais notoriedade tem em termos internacionais na história da cidade. Assim, este local, cuja decoração (temática, obviamente) não deixa ninguém indiferente, é sem qualquer dúvida um ponto de passagem obrigatório!

No próximo fim-de-semana, voltamos a com mais novidades desta Lviv Fashion Week, que tão diversa e surpreendente se tem revelado!

Não perca … e entretanto, há mais novidades de estilo diário, durante a semana!

0 Reality Comments: