ESPECIAL| LODZ DESIGN FESTIVAL


Hoje vamos trazer aqui uma das grandes surpresas da nossa ida à Polónia neste mês de Outubro - o Lodz Design Festival.

Nesta que é a terceira cidade polaca, o mundo das artes contemporâneas está a dar cartas. Depois de termos trazido aqui a Fashion Philosophy|Fashion Week Poland nos passados fins-de-semana, hoje vimos dar conta do mais recente, alternativo e pujante festival de design da Polónia.


Composto por um conjunto de exposições de alta qualidade, um ciclo de palestras de designers e arquitectos de renome e um programa cinéfilo e de documentários interessante, este Festival, nesta sua terceira edição (tal como a Fashion Week) já mobiliza um conjunto de população e de público jovem bastante significativo!

Com a presença de marcas de renome internacional, as exposições concentram-se essencialmente na antiga Termo-Eléctrica da cidade Polaca.


Ocupando a quase totalidade dos edifícios principais desta imensa e muito cativante instalação fabril, as exposições cruzam design local e designers polacos, como os famosos Atak com peças e marcas internacionais de referência. Moooi, Diesel, Magis, Rosenthal e outras grandes marcas internacionais apostam neste jovem festival de Design para comunicar de forma trendy e arty os seus mais recentes e mais famosos projectos.

Mas um dos aspectos que mais ressalta deste festival é o cariz de instalação artística que cada exposição adquire. De forma descomprometida, experimental, sem problemas de esterilidades utilitárias, mas muito user friendly (e com tudo traduzido para inglês) estas exposições mostram verdadeiramente um design que cruza experimentalismo com institucional.


De todas as várias exposições que vimos, duas se destacam: Moooi & Atak Design e Be Cycle & Fashion.

Na Moooi & Atak passa-se em revista os principais objectos da famosa marca, mas tudo com uma composição alternativa, menos brilhante e mais descomprometida ... quase irónica!

O olhar da exposição é crítico e não deslumbrado, reconhecendo qualidade, mas não caindo em museologias fáceis quando se está a lidar com obras e nomes como Marcel Wanders ou Ross Legrove


Na Be Cycle & Fashion o urbano, o informal, o temporário foram conceitos que se colaram a peças tão conhecidas de marcas internacionais como os candeeiros negros da Diesel, ou cadeiras da Moroso.

Ver estes objectos em contextos diferentes, menos acépticos e mais criativos do que museus, lojas, feiras ou em fotos de catálogo, torna esta exposição um manifesto de bom gosto e um must see absoluto.

A simplicidade com que uma fita de obras foi utilizada para criar um sistema expositivo eficaz e claro e captivante.

O Lodz Design Festival é um dos novos e alternativos festivais de Design da Europa que, sem qualquer dúvida, traz novidade e ideias frescas a um mundo já muito contamidado pela lógica comercial das grandes capitais do design mundial.

0 Reality Comments: