AS TRADIÇÕES DE NATAL MAIS CRIATIVAS


Pois é … fim do mês de Novembro e já se começa a pensar no Natal. E por mais que o primeiro pensamento seja a euforia das compras de Natal, o mesmo não fica completo sem as tradições que a acompanham todos os anos.

O Movimento SIM também sabe como estas tradições são importantes … foi por isso que decidiu mais uma vez puxar pela criatividade dos Portugueses.

Foi por isso que criou um desafio cujo desfecho é uma criativa curta-metragem sobre a tradição de Natal vencedora. Ao longo dos últimos meses os vários participantes neste movimento sugeriram as suas tradições … Hoje trazemos o top 3!


Começamos com a Saída dos Reis. Aqui a história dos Reis Magos não fica apenas nas suas ofertas ao menino Jesus, os três reis saem também à rua no dia 5 de Janeiro para percorrer a cidade e visitar algumas casas.

Em Vila do Conde é onde esta tradição é mais viva e ricas. A Confraria de Nossa Senhora da Lapa mantém o culto dos Reis Magos, saindo a cavalo e trajados a rigor, personificando cada um dos reis magos, percorrendo a cidade e visitando algumas casas cantando e interagindo com a comunidade.


E alguém sabe onde arde todos os anos o maior madeiro de Portugal? É em Penamacor, uma vila no distrito de Castelo Branco.

É no dia 8 de Dezembro, que à saída da missa os habitantes de Penamacor vêm o seu madeiro, aliás, vêm o maior madeiro de Portugal chegar à sua vila. Este é depois aceso no dia 23 de Dezembro pela meia-noite e fica arder até ao dia de Reis … seja quanta lenha for precisa!

Uma tradição que além da sua grandeza, tem um calor inconfundível … não só das brasas mas também do sentimento que vem de um encontro de Natal à volta da fogueira.


E a última tradição deste top 3 é a Festa dos Rapazes na aldeia de Osilhão, no distrito de Bragança – uma festa que invade a aldeia desde a missa do galo até ao fim do dia de Natal.

A festa começa com o leilão dos chocalhos pertencentes ao espólio do Santo Estêvão, no largo da igreja começa a festa ao som da gaita-de-foles e tamborileiro da aldeia. Na tarde do dia de Natal, os jovens da aldeia, usando lenços garridos e chapéus enfeitados com fitas de seda, tocando castanholas, bombo, gaitas de foles e caixa fazem uma ronda de boas festas através de uma visita cerimonial a todos os vizinhos.


A Samsung, através do Movimento SIM, convida toda a gente a ir votar na sua tradição preferida … quer seja por ser a mais original ou a que nos lembra mais o espírito de Natal.

No dia 4 de Dezembro ficará decidida a tradição vencedora e merecedora de uma curta-metragem realizada pelo jovem cineasta Manuel Pureza que claro, traremos ao … And This is Reality assim que estiver pronta.

Até lá cresce a ânsia do Natal, das eternas tradições que o acompanham, mas sobretudo daquelas que cada um cria, e que fazem esta altura do ano tão especial …

0 Reality Comments: