CASA EM RIBEIRA DO ABADE






No meio de uma rua insuspeita, em Gondomar (arredores da cidade do Porto), uma casa particular discretamente revela aos transeuntes que por de trás de um muro de betão que a cerca, fica uma obra arquitectónica surpreendente.

É a Casa da Ribeira do Abade da autoria dos arquitecto Carlos Castanheira e Clara Bastai, radicados em Gaia, e que aqui trazemos com as (excelentes) fotografias de Fernando e Sérgio Guerra, da já habitual aqui no blog FG+SG (mais uma vez, muito obrigado).

Esta casa tem como principal elemento caracterizador a sua localização numa das muito cobiçadas escarpas do Rio Douro e a consequente organização volumétrica e formal virada para apenas um dos lados - o que tem vista.

Toda a casa se organiza em direcção a uma explendorosa vista para o Rio Douro. Desde a sala à casa de banho da suite principal, todas as aberturas gozam desta generosa e magnífica paisagem envolvente, o que as transforma em autênticos quadros vivos de paisagem.

Paisagem é o elemento essencial deste projecto (pelo encaixe da casa na topografica ingreme), pela organização funcional e espacial da casa e pelo elemento especial mais presente.

Assim se faz uma obra de arquitectura baseada num elemento exterior a ela!

0 Reality Comments: