CULTURALITIES | DESTINATION PORTUGAL FOR MoMA


O Culturalities, ao fim de várias semanas arredado das nossas páginas, volta esta semana em regime especial: relata um evento cultural sobre a Portugalidade contemporânea em terras estrangeiras: o Destination Portugal.

Já foi anunciado, mas ainda não tinhamos aqui falado aqui desta iniciativa.


O muito prestigiado Museum of Modern Art de Nova Iorque tem um projecto que junta o seu famoso serviço de Merchandising que alimenta as MoMA Stores (3 na Big Apple e 1 em Tóquio) e os países emergentes no design mundial: o Destination | Design Series.

Desde há cerca de 4 anos que este museu nova-iorquino dedica parte do mês de Maio e os meses de Junho e Julho, nas suas três lojas nova-iorquinas, ao design de um país em concreto. Potências do Design mundial como a Coreia, o Japão, o Brasil já foram focadas nas edições anteriores.


Em 2010 «O MoMa escolheu Portugal como país-tema porque os responsáveis têm a ideia que não é um país com uma posição consolidada no design, mas que está a ter um crescimento sustentado nesta área», explicou Bárbara Mato, diretora de marketing da Fundação de Serralves, parceira do museu norte-americano neste projeto.

Uma selecção de 100 produtos nacionais vão estar à venda (alguns com design exclusivo para este evento, outros que só se encontram nas lojas portuguesas) já a partir do dia 13 de Maio.


Simbolismos à parte, esta é mesmo uma data mítica para Portugal, pois é o dia em que o Design Português recebe o destaque numa das maiores instituições culturais do mundo actual.

A iniciativa é tão importante, que decidimos dedicar-lhe um Culturalities inteiro. E dedicaremos também um Cosmo NY especial, pois estaremos presentes no evento de abertura desta exposição (que se realizará no dia 13 na MoMA Store do Soho, apesar de esta ser uma exposição repartida nas três lojas de NY).


Até lá fica aqui durante esta próxima semana, a nossa selecção de alguns dos objectos que serão pedras basilares desta embaixada do Design Made By Portugal em terras do Tio Sam.


Design Nacional ... é MoMA (que é como quem diz "mesmo") Bom!

0 Reality Comments: