O ROCK SEGUE SEM JIM MARSHALL


Jim Marshall era um artista, mas não daqueles que aparecem em frente às cameras! Ficava atrás delas e com um olhar diferente dos demais era capaz de captar momentos que nunca mais se repetiriam. O mundo perdeu o contador de histórias do rock, que aos 74 anos de idade faleceu.

Em 1936, Marshall nascia em Chicago. Criado em São Francisco, estava ainda no liceu quando se apaixonou pela máquina fotográfica e, aproveitando o momento de ascensão musical da cidade, começou a tirar suas primeiras fotos de artistas e músicos do jazz.

Ele dizia que a fotografia era muito mais do que um trabalho, era a sua vida. Foram mais de 500 capas de discos. Os músicos gostavam dele. Tanto que Marshall era o fotógrafo preferido de Jimi Hendrix, Rolling Stones, Janis Joplin, entre tantos outros.

Bob Dylan, The Who, John Coltrane e Led Zeppelin também posaram para as suas lentes. Jim foi o único fotógrafo autorizado a fotografar o backstage da última apresentação dos Beatles, acompanhou os Rolling Stones em 1972 e foi o principal fotógrafo do festival de Woodstock.

Mesmo com o passar dos anos, o seu talento nunca deixou a desejar. Continuou a fotografar o mundo da música e mais recentemente, John Mayer, Ben Harper, Lenny Kravitz, Red Hot Chili Peppers e Velvet Revolver.

Marshall deixou, mais do que uma colecção de fotografias, um legado de histórias que retratavam o mundo do rock de uma forma que só ele sabia e poderia captar. Costumava dizer que as fotografias quem tirava eram os seus filhos, mas agora, o mundo do rock segue sem ele ...

0 Reality Comments: