ESPECIAL MODA LISBOA|ESTORIL 33 - FASHION FORCE EM DIRECTO - DIA 4

22h30

O desfecho desta edição de Moda Lisboa|Estoril 33 - Fashion Force, que é a última na cidadela de Cascais, não podia ter sido melhor. Miguel Vieira, mais do que apresentar uma colecção nova, discursou para os presentes e brindou com os seus modelos, despedindo-se de todos com um até breve... noutro local.

A sua proposta para a próxima estação quente passa por tecidos brilhantes que reflectem as tendências a preto, branco e silver. Na passerelle, Homem e Mulher quase contracenam nos seus cruzamentos que são reflectidos no paínel de fundo que funciona como um espelho.

Foi um exemplo em que a essência da elegância e do clássico se submetem na totalidade ao esplendor. O Miguel criou não apenas peças que vão ditar as regras da moda primavera-verão de 2010, mas laços poderosos de união entre as pessoas.

O nosso directo termina por aqui. Nos próximos dias ainda vamos trazer acontecimentos que não conseguimos acompanhar em directo, mas que merecem a nossa atenção. Voltamos para o ano algures em Lisboa. Até lá... não se esqueça que não é a Moda que dita o seu estilo de vida. A Moda é vida! Por isso viva, mas com estilo...

21h30

Ricardo Dourado é o sétimo desfile da noite. A sua colecção centra-se num revisitar dos anos 90, através de algumas figuras da cena grunge que se celebrizaram no início da década.

Propõem-se um processo construtivo onde camada a camada tem um tratamento especial de pormenor, onde as influências sportswear são visíveis, no entanto é a atitude
como forma de statement que destaca esta colecção.

Os materiais apresentam-se com fortes lavagens, tanto em sedas como em algodões mais
rústicos, contrariando bases mais sofisticadas como o caso dos sublimados em lantejoula ou mesmo dos jerseys de seda muito leves.

A mulher Dourado é uma "casual chic"... Estamos a chegar ao fim da noite e o grande desfecho pertence a Miguel Vieira. Vamos ver o que nos reflecte este grande criador.

20h30

Nem tudo o que luz é ouro, mas para Dino Alves tudo o que brilha é precioso e tem de ser protegido como a um tesouro. Este é o tema da sua colecção primavera-verão 2010. Nela, a silhueta feminina e masculina, a cor e os materiais criam imagens que nos fazem lembrar jóias protegidas em caixas e gavetas, corpos embrulhados ou amortalhados em tecidos, seres vulneráveis conservados em cápsulas – como se a felicidade desses seres pedisse a mesma protecção das pedras preciosas.

Estas formas de protecção são hiper-irregulares, esguias e disformes ao mesmo tempo, com contornos muito recortados, amarfanhados e enrolados ao corpo. Vestem em tons de branco, preto, cores-água, cores-pele, pastéis, cinzas, metálicos, acobreados, cores-ferrugem, casca de ovo e cores ácidas.

Para Dino, o principal tesouro é a pessoa que precisa de protecção por ser muito valiosa ou especial. Existe uma mistura de detalhes decorativos, que sugerem luxo e riqueza, com elementos que sugerem caixas, cofres, embalagens, fechaduras, cadeados...

19h10

Protic é arrojado e vanguardista. A mulher primavera-verão de 2010 vai vestir-se com cores sóbrias: salmão, pastel, branco e preto. As peças são de tecidos leves e esvoaçantes o que lhes confere uma leveza própria do verão.

O fecho éclair tão visível é mais um acessório do que um ornamento às peças. As costas querem-se nuas e os ombros são largos, estreitando ao longo do corpo e acentuando a silhueta feminina.

Fresca e sensual, a moda que nasceu na Sérvia veio para ficar! Não tarda, Dino Alves irrompe na passerelle para mostrar, mas proteger o seu tesouro... Fique connosco e veja em primeira mão as novidades para a estação quente do próximo ano. Até já.

18h15

Cheira bem, cheira a Lisboa! O desfile de Nuno Gama é sobre o Homem de Lisboa, cidade dele, cidade nossa, cidade de tons e de sons. A voz musical que acompanha o desfile é portuguesa e tem a companhia da nossa guitarra.

Na passerelle coordenam-se exemplos híbridos de roupa desportiva, com detalhes dos “forros”, que foram exteriorizados, como simbologia de mudança e saciando uma sociedade tecnológica. As proporções reduzem-se e os detalhes apuram-se para criar uma silhueta longílinea, em contraposições de slim com volumoso.

A incursão em misturas Formal/Sport, incluem algodões crocantes ou sintéticos flutuantes, para criar clássicos renovados. Misturam-se superfícies luminosas às naturalmente orgânicas. Cores neutras e brilhantes contrastam com as superfícies rugosas ou mate, criando a sensação de cor absorvente.

São as tendências de um homem moderno, citadino, sexy e consciente de si próprio. Aleksandar Protic é o homem que se segue no alinhamento de hoje. Que peças nos vai trazer este criador? Vamos ver...

17h30

Os 40 graus à sombra que servem como tema à colecção primavera-verão de 2010 do criador de Moda Pedro Pedro, prendem-se com o facto de ser uma colecção à flor da pele. As peças são como que esculpidas no corpo de mulheres urbanas e sexys em tempo de praia.

Bandas de tecido liso e elásticos torcidos criam formas justas e esguias que contrastam com peças de linhas mais descontraídas de inspiração urban sport. Os tamanhos são curtos, privilegiando-se a mini-saia.

Texturas lisas e mate – crepes, jersey e algodões – conjugam-se com texturas lisas e brilhantes – cetins, cupros, sedas lavadas – e tecidos em relevo – algodões e microplissados – contribuem para acentuar volumetrias em tons de branco, preto, amarelos, verdes, magenta e ciano.

Uma colecção justa como forma de combater o calor que se faz sentir em dias que as temperaturas ronadam os 40 graus à sombra. Seguimos pela tarde fora e a companhia de passerelle que se segue é Nuno Gama, o primeiro criador que nos traz a Moda somente no masculino. Fique por aí que nós voltamos já de seguida.

16h15

A Bi-Joy, representante em Portugal da Hello-Kitty, acabou de comemorar de forma inédita os 35 anos da gata nipónica na ModaLisboa|Estoril, junto dos seus fãs e com um desfile que contou com as criações exclusivas dos principais designers nacionais, entre eles: aforestdesign, Aleksandar Protic, Alexandra Moura, Anabela Baldaque, Dino Alves, José António Tenente, Isilda Pelicano, Katty Xiomara, Lara Torres, Luís Buchinho, Maria Gambina, Miguel Vieira, Nuno Baltazar, Pedro Pedro, Ricardo Dourado, Ricardo Preto, Storytailors, Valentim Quaresma, e White Tent.

Contámos ainda com a participação especial de Victoria Casal, a francesa responsável pelo design da linha de luxo da Hello Kitty – Victoria Couture. Estas peças são únicas, originais e exclusivas e a partir do dia 15 de Outubro, serão leiloadas através do endereço http://www.hellokitty.com.pt/ e as receitas angariadas reverterão a favor da Associação Ajuda de Berço.

Era difícil escolher a foto a ilustrar um desfile tão diferente e com tanta criação de sonho. Optámos por uma fotografia onde o modelo criado por Victoria Couture se destaca, mas onde podemos ter uma panorâmica geral da colecção. Parabéns Kitty!

De seguida vamos cruzar os nossos passos na passerelle na companhia de Pedro Pedro, que promete ter "40 graus à sombra".

15h30

A tarde já começou! Quente, cheia de sol, muitos sorrisos e boa disposição... Sente-se um misto de vontade de chegar ao fim com a nostalgia de ser o último dia. A Moda arranca com a já "prata da casa" Lara Torres que nos surpreende com a sua constante forma de actuar.

Os seus desfiles são sempre peças de teatro onde as modelos ganham vida a contracenar com as peças de vestuário. A colecção é intemporal e ocupa lugar enquanto forma escultórica.

Um projecto desenvolvido em colaboração com a artista Ana Santos que explora a relação dentro/fora e investiga o vestuário enquanto estrutura habitável. O corpo que é ao mesmo tempo sujeito e habitat.

Segue-se um desfile inédito e que conta com o apoio de várias figuras públicas. Hello Kitty criada pelos nossos criadores. Parece-nos bem... vamos até à sala de desfiles espreitar, para trazer aos nossos leitores que nos acompanham em directo da cidadela de Cascais, naquela que será a última edição de Moda Lisboa|Estoril.

...


O fim do ciclo da Moda Lisboa|Estoril prometeu ser radical, dinâmico e surpreendente. E, como sempre, muito fashionable. Conseguiu. Chegámos ao último dia do maior evento de Moda Nacional realizado pela última vez na cidadela de Cascais, com a sensação de missão cumprida.

A nostalgia já se sente pelos corredores, bastidores e sala de desfiles. A fortaleza que abrigou a Fashion Force vai passar o testemunho e a ModaLisboa vai regressar à capital.

Tudo o que é bom acaba rápido e apesar de nos esperar uma longa tarde e noite, hoje o dia vai ser a correr e cheio de surpresas, já que os melhores foram guardados para o fim.

A partir das 15h00 Lara Torres, Hello Kitty, Pedro Pedro, Nuno Gama, Aleksandar Protic, Dino Alves, Ricardo Dourado e Miguel Vieira, fecham o 4º dia deste nosso directo. Fique connosco e a par das tendências da próxima estação! Voltamos ao principio da tarde, volte connosco. Até logo...

0 Reality Comments: