2 ILHAS E 1 IMPÉRIO | EM DIRETO - DIA 7

10:00 O ACORDAR NA CASA DA FAMÍLIA

O despertar de hoje foi bastante especial, pois acordámos numa casa repleta de história e de estórias. A sensação foi de estamos em casa da nossa avó, mas numa propriedade rural, envolta de uma vegetação luxuriante e absolutamente deslumbrante.

Claro que o pequeno almoço foi posto numa mesa enorme, com um centro de mesa feito de Hortênsias naturais e porcelana antiga, com o óbvio café com leite e sumo de laranja e claro com produtos micaelenses super delíciosos. 

É assim que se acorda e começa o dia com muito estilo bem ao melhor estilo de São Miguel ... e foi exactamente isso que fizemos!


12:20 O PARQUE TERRA NOSTRA

O mítico parque Terra Nostra abriu esta semana e obviamente que com este ícone do turismo açoriano disponível para visitas e banhos, não pudemos ignorar e deixar de ir até lá.

Assim foi exactamente por aqui que começámos a nossa visita de hoje, relaxando de forma longa e tranquila na piscina de águas termais de cor laranja. O melhor de tudo foi que não só o sol espreitou esta manhã, tornando todo o cenário lindo, ainda mais deslumbrante, mas também o facto de não haver muitas pessoas nesta mítica piscina natural, o que propiciou aproveitar o tempo de forma serena e prolongada.

Foi o início de dia perfeito, pois depois de um pequeno almoço caseiro, fomos até uma piscina de água termal num dos parques mais belos de todo o arquipélago.

14:00 O COZIDO DO TONY'S

Obviamente que chegada a hora do almoço, secámos-nos e fomos até ao conhecido, mas pouco turístico Tony's e deliciámos-nos com um dos famosos cozidos das furnas.

O cozido das furnas é totalmente diferente diferente do cozido à portuguesa, pois não só tem ingredientes diferentes (como é o caso do inhame ou da batata doce), como também há enchidos e outros ingredientes que desaparecem (como a farinheira, o chouriço de sangue, o feijão ou o nabo), os chouriços e carnes que se mantêm são muito menos gordas, e desfazem-se graças à sua qualidade mas essencialmente é na técnica de várias horas (as panelas são postas nas furnas às 6h da manhã, e retiradas às 12:30h) a cozer num calor extremo, numa panela selada com todos os ingredientes juntos, e exposta a uma atmosfera saturada de enxofre.

Este é um cozido muito especial, absolutamente delicioso, e sem comparação com outro cozido que tenhamos provado. Mais importante ainda é prová-lo num local de qualidade, como é o caso do Tony's, por isso deixamos aqui a dica - reservem mesa e reservem cozido, pois é um dos locais mais requisitado pelos locais e as filas podem ser gigantes e o cozido pode desaparecer antes de se conseguirem sentar. Nós reservámos e tivemos direito a um repasto delicioso!

16:00 AS FURNAS

A pouco mais de 10 minutos de caminho encontram-se as conhecidas Furnas de São Miguel e é um território digno de uma visita.

Mais do que impressionante, é o contexto de entorno de todo este território que cria um espectáculo visual digno de nota. É que o espectável território inóspito e cheio de fumarolas, que exalam os vapores que inundam o ar de enxofre, estão localizadas numa caldeira de vulcão, alta, com uma vegetação abundante e repleta de árvores centenárias, formando assim um contexto de contraste muito impressionante.

Esta é uma visita breve e muito curiosa,que é uma boa sequência ao cozido do nosso almoço.

18:30 A PRAIA DA RIBEIRA QUENTE

Ora das furnas seguimos para mais um fenómeno vulcânico desta ilha de São Miguel, mas muito menos conhecido: a Praia da Ribeira Quente.

Nesta pequena praia da parte sul da ilha, existe uma praia bastante curiosa: é que tem nascentes de água quente subaquáticas na beira mar, que aquecem a água do oceano e a tornam na praia dos Açores com a água mais quente.

Foi aqui que, apesar do tempo nublado, decidimos passar a nossa tarde, pois esta não estava muito cheia, a água era de facto mais quente do que o habitual e a temperatura estava bastante amena e agradável,




23:00 O JANTAR DECIDIDO PELO RESTAURANTE

Depois de uma manhã de banhos termais e de uma tarde de praia, decidimos voltar a casa, e preparar-nos para um jantar muito especial: no Cantinho do Cais.

Já nos tinham avisado que este restaurante era especial, e ao chegarmos percebemos exactamente isso: sentamos-nos numa mesa na esplanada (que dá para a rua, mas como a noite estava muito agradável, assim decidimos), desinfectam as mesas, trazem-nos os menus e vem o dono ter connosco dar-nos as boas vindas e explicar que aquele é um restaurante com especialidade de Peixe e explicar o que vamos comer. Sim apesar de nos trazer os menus, quem escolhe o que comemos é o simpático e castiço dono que nos traz uma sucessão de pratos de peixe, absolutamente sublime. Toda a decisão do repasto foi dele, começando por uma primorosa sopa de peixe, seguida por um requintado atum grelhado, seguindo-se uns incríveis chicharrinhos fritos e terminando com um Caldo de Peixe (uma espécie de Caldeirada) absolutamente perfeito. Tudo termina com um sorriso de satisfação do dono por nos ver elogiar tanto a sua comida e nos oferece umas queijadas feitas na casa para o nosso pequeno-almoço do dia seguinte.

É o final de noite perfeito, com uma experiência gastronómica de excepção e um tom familiar bastante grande, tal como a casa para onde nos retiramos e onde vamos descansar depois deste dia repleto de momentos muito bons!

0 Reality Comments: