MÁSCARAS PARA MIÚDOS E GRAÚDOS


Estamos hoje no primeiro dia a sair das medidas de confinamento, e uma das obrigatoriedades é todos termos uma máscara para determinadas situações (transportes públicos e espaços confinados, como lojas, barbeiros, cabeleireiros, etc.). Ora esta medida levanta uma nova ordem de questões, como seja, porque não encontrar máscaras que tenham uma estética um pouco mais interessante do que as máscaras cirúrgicas e, ao mesmo tempo, garanta os níveis de protecção que todos precisamos.

A primeira marca a adiantar-se no mercado no mercado foi a Mo, que já lançou no site online, máscaras têxteis reutilizáveis inovadoras, desenvolvidas em Portugal em parceria com a comunidade científica e industrial, nomeadamente com a fabricante Adalberto, o centro tecnológico CITEVE, o Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho. As máscaras MOxAd-Tech apresentam características antimicrobianas, com eficácia comprovada contra vírus e bactérias, estando a sua tecnologia acreditada a nível internacional. O princípio ativo já foi testado com sucesso pelo Institut Pasteur de Lille, em França, nomeadamente contra o vírus H1N1 e vírus Corona-type, bem como contra rotavírus. Do ponto de vista de retenção de partículas, a máscara MOxAd-Tech garante uma capacidade de 95%. Desenvolvidas em têxtil técnico com várias camadas distintas, as máscaras são impermeáveis e confortáveis, facilitando a sua utilização. Outra das grandes vantagens deste produto inovador é o facto de ser reutilizável, permitindo proteger as pessoas, mas também o ambiente, uma vez que evita a criação de lixo e de focos de contaminação. As máscaras apresentam uma elevada resistência à lavagem, mantendo um nível de eliminação microbiana de perto de 100%, mesmo depois de 50 lavagens domésticas a 30ºC.


A também muito portuguesa Zippy (e também ela do grupo Sonae) acaba de lançar no mercado máscaras para crianças com os desenhos de bigodes de uma simpática gatinha ou de focinho de um leão. Certificadas e reutilizáveis, com elevada permeabilidade e capacidade de retenção de partículas, os dois modelos lançados, um corajoso leão e uma gata destemida, pretendem estimular a criatividade Às crianças que as usam (e facilitar o seu uso, claro, o que pode vir a ser um problema com os mais pequenos) e são recomendados para crianças entre os 2 e os 13 anos de idade. Adicionalmente, estas máscaras incluem um tratamento antimicrobiano que protege as crianças de vírus, fungos e bactérias (Testado pela norma ASTM E 2149-13ª). De tecido respirável, lavável e de secagem rápida, as confortáveis máscaras sem costuras, que se ajustam ao rosto da criança, são certificadas pelo CITEVE para nível 3 (segundo a norma EN 14683:2019).

Estes projetos, inovador a nível mundial, trazem o orgulho de serem 100% portugueses e chegam ao mercado na altura certa, com tecnologia, ciência e produção made in portugal ... e é assim que tudo fica muito mais fácil e com mais estilo nesta altura do desconfinamento!


0 Reality Comments: