DIA MUNDIAL DO TEATRO ... ONLINE


Não se julgue que lá por estarmos em casa a sociedade parou. uma das áreas mais afectadas por esta nova situação de isolamento social é a área das artes e dos artistas, e nomeadamente o teatro. ora na próxima sexta-feira, dia 27 de março assinala-se o Dia Mundial do Teatro. Para comemorar esta data tão especial o nosso Teatro Nacional Dona Maria II e o Teatro Nacional de São João comemoram a data com um dia recheado de actividades gratuitas e online, e dirigida a todos os públicos.

Ora o Dona Maria começa às 11h da manha, com um espetáculo (na sua sala online do site) dirigido às famílias: A origem das espécies. Já durante a tarde, dois projetos do D. Maria II ganham vida online, no Instagram do Teatro: às 14h, vai decorrer a Maratona Clube dos Poetas Vivos; e às 17h, é a vez do Teatra, o podcast mensal do D. Maria II, ocupar o Instagram do Teatro, numa emissão especial - Teatra ao Vivo. já no final do dia, às 21h, este teatro nacional termina as comemorações com a estreia online de Sopro, uma criação de Tiago Rodrigues, estreada em 2017 no Festival d'Avignon e vencedora do Globo de Ouro de Melhor Espetáculo, em 2018.


Já mais a norte o Teatro Nacional de São João quer comemorar o teatro com um programa que se estende por toda a semana. No dia festivo, fazem uma visita guiada virtualmente ao São João e à noite, exibem Castro, tragédia nuclear do teatro português encenada por Nuno Cardoso. Todos os interessados vão poder acompanhar estas atividades através de uma transmissão online, nas páginas do teatro no Facebook e no Instagram. Mas não é tudo. Ao longo da semana, disponibilizam também o irreverente desvario das quatro peças que compõem a saga Ubu, de Alfred Jarry, em ebooks de download gratuito, bem como a coleção integral dos Manuais de Leitura do Teatro Nacional.

E assim a tecnologia e a inovação fazem do Teatro uma arte presente nesta altura de isolamento. Muito Obrigado!


0 Reality Comments: