FESTIVAL DO COGUMELO DE ALCAIDE


Nos dias que correm há festivais gastronómicos em todo o portugal e para todos os gostos de pratos e ingredientes, mas este Festival do Míscaro é digno de destaque.

Nos dias 15, 16 e 17 de Novembro a aldeia de Alcaide, em pleno concelho do Fundão, recebe uma nova edição do festival gastronómico mais emblemático da região. Durante três dias, os visitantes podem conhecer toda a envolvente natural da região, estabelecer uma forte relação com a natureza e degustar as diferentes receitas de cogumelos nas cerca de 60 tasquinhas da aldeia, preparadas a rigor para a ocasião. Para além de fazerem as delícias de todos aqueles que visitam o Alcaide durante estes dias, uma destas especialidades será a vencedora do concurso de melhor prato de cogumelos do festival. A competição decorre durante todo o evento e no final, a sabedoria e experiência do júri, composto por dois chefes de cozinha e um crítico gastronómico, elegerá o vencedor.


O festival oferece um vasto programa do qual todos podem usufruir enquanto passeiam nas animadas ruas do Alcaide. Será também possível participar nos passeios micológicos, acompanhados por especialistas, como o engenheiro Ricardo Torres da Silva, a bióloga Anabela Marisa Azul e Sílvia Leão, participar num refrescante passeio na companhia dos fiéis amigos de quatro patas – Passeio CÃOgumelo, ou ainda aprender a preparar um kit de produção de cogumelos no workshop Fungi Perfect. Ao longo de toda a programação encontram-se ainda sessões de live cooking realizadas pelos vários chefs presentes: Joe Best, Tiago Martins, Duarte Batista e Flávio Silva, e a representar a geração futura, o jovem Pedro Jorge, ex-concorrente da primeira edição do Masterchef Júnior.

Sim os Míscaros do Fundão são uma delicada iguaria que começa a ganhar nome a nível nacional, e este Festival tem feito muito por isso ... e ainda bem!

0 Reality Comments: