APARTAMENTO DO MORRO


Hoje trazemos aqui uma obra do atelier de arquitetura Hinterland: o apartamento do Morro.

Situado em Vila Nova de Gaia, este pequeno apartamento de apenas 60 m2 teve na sua génese uma vontade de maximizar o espaço e modernizar a pré-existência dos idos anos de 1960s. Assim a escolha dos arquitetos foi, com um orçamento reduzido, foi demolir as paredes divisórias desnecessárias, alterar os vãos e introduzir isolamento térmico
e acústico nas paredes exteriores. A nova planta da casa mantém a localização original dos quartos e da instalação sanitária, enquanto o antigo hall de entrada, cozinha, sala e marquise se transformam num espaço único, permitindo a entrada de luz natural em todo o apartamento.







Mas é nos materiais que reside a grande mestria desta obra. A remodelação deste apartamento passou por um grande cuidado em guardar o que fazia sentido guardar e renovar o que era preciso por de novo. Assim o soalho existente é um elemento importante de personalidade do espaço e que foi totalmente mantido, foi recuperado e completado (nos espaços em que foram deitadas abaixo as paredes) enquanto as paredes e os tectos foram pintados completamente de branco. Mas há outro elemento muito importante desta remodelação: o uso da madeira à cor natural ou em laminado de cor. É que esta madeira tornou-se o elemento fundamental desta contemporaneidade da intervenção, criando novos ambientes e nova identidade a ao espaço, mas conectando-se perfeitamente com a pré-existência recuperada do pavimento de taco trabalhado.

É uma remodelação inteligente e que se torna interessante partilhar aqui. Sim porque a boa arquitetura não vive só de orçamentos gigantes, espaços imensos ou nomes mundialmente conhecidos. A boa arquitetura vive-se no dia a dia ... e este é um bom exemplo disso!






Fotos: Ivo Tavares

0 Reality Comments: