CÂMARA DE OFÍCIOS E ARTESANATO DE LILLE


Os já nossos conhecidos Kaan Architecten, em associação com os Pranlas-Descours architect & associates, acabam de divulgar o seu mais recente trabalho: a Chambre de Métiers et de l'Artisanat.

Localizada na cidade de Lille, esta obra de arquitetura tem na sua génese a ideia da forma perfeita: o quadrado. É deste ponto de partida, da sua multiplicação, desmembramento ou deformação que surge esta obra de arquitetura absolutamente genial. Como se de uma obra que surge da mestria de um artesão se tratasse, este trabalho à volta do quadrado, tridimensionalizando-o, transformando-o, materializando-o ou deixando-o subentendido, é uma lição sobre a forma e o espaço e as suas múltiplas facetas.






Mas é também uma obra onde a luz e a sua multiplicidade se expressa de uma maneira muito especial. É que esta obra, através das suas fachadas de vidro contínuas, através das superfícies de branco total, ou de negro parcial, consegue um jogo de luz difusa e dirigida muito própria e bastante significante da mestria com que foi desenhada e construída.

É uma mais uma obra de relevo arquitetónico a surgir na região de Haute-France e que faz com que um passeio por França como fizenos na nossa viagem deste verão seja muito interessante para os amantes da boa arquitetura contemporânea!








Fotos: FG+SG

0 Reality Comments: