ABRIU O MUSEU BAUHAUS


A Bauhaus foi um dos movimentos do século XX mais influentes em toda a arte mundial. Da arte ao design, da arquitetura à música, esta escola de pensamento alemã que definia a estrutura como a essência de tudo, é mítica e de conhecimento obrigatório para todos os amantes da arte moderna e contemporânea.

Ora foi exatamente na sua terra natal que abriu este mês um novo museu dedicado a esta mítica escola de arte e arquitectura: o Bauhaus Museum Dessau. Este museu, desenhado pelos arquitetos catalães Addenda, cumpre esta forma de pensar desta escola, mas não descarta a contemporaneidade estética e tecnológica da sua construção, não entrando em mimetismos nem em imitações.



O museu tem dois pisos totalmente opostos. O de entrada onde está todo o espaço de exposições temporárias, bem como as bilheteiras, café e loja, que é todo ele aberto, transparente e repleto de luz natural que entra a 360º. Já no superior, dedicado à exposição de objetos originais da coleção da escola, é constituído por uma caixa de betão, onde não entra luz natural e onde só a exposição da coleção permanente está. Um polivalente, desmaterializado e cheio de luz, outro com uma função bem rígida, escuro e com materiais muito pesados e presentes.

É um museu interessante e que deixamos aqui para quem ainda estiver de viagem ou para os amantes da Bauhaus (como nós) fazerem dele um destino de próximas viagens.


0 Reality Comments: