O RENOVADO MERCADO AFRICANO


Nesta altura em que acabámos de voltar de uma viagem, e em que muitos ainda estão de férias, trazemos aqui um projeto de arquitetura muito curioso e que se situa num destino que adorávamos conhecer: o novo mercado de Dandaji.

Os mercados em África são o coração da actividade económica e de vida da cidade tradicional e esta cidade nigeriana, graças à mestria do Atelier Masomi, acaba de ganhar um coração contemporâneo e muito funcional. Com o respeito pela tradição de expôr os produtos no chão em ruas que se organizam em torno de uma praça central onde as novidades são contadas, discutidas e faladas, este mercado renova essa lógica, para formas modernas e contemporâneas.



Mais ainda, consegue criar para cada um dos mercadores um espaço interior onde podem guardar os seus pertences e assim conservarem melhor alguns dos seus produtos mais sensíveis. Mas é nas palas de sol que está o grande elemento estilístico desta intervenção e que trazem uma personalidade nova e moderna a este tradicional mercado africano.

É um projeto sensível, inteligente e muito curioso, que nos demonstra que a boa arquitetura não é feita necessariamente de famosos, mas sim de obras que se tornam famosas!


0 Reality Comments: