RENOVAÇÃO URBANA EM BOM


A moda da renovação de prédios antigos e a sua transformação em casas unifamiliares está aí e em força. De Norte a Sul do país, muitos pequenos prédios urbanos estão a tornar-se grandes casas unifamiliares, com qualidade arquitetónica e construtiva. Um bom exemplo desta nova moda é esta Casa Campo Lindo no Porto, desenhada pelo atelier do arquiteto Pedro Ferreira.

Aqui um prédio urbano de dois pisos deixou de ter várias frações e passou a ser uma única moradia urbana unifamiliar. Com o respeito absoluto pela pré existência no exterior (quer em termos volumétricos, quer em termos formais), este projeto torna-se uma verdadeira surpresa de arquitetura de fusão no seu interior.





Chamamos-lhe arquitetura de fusão, porque graças à mestria do seu arquiteto o antigo tornou-se novo e o novo tornou-se uma tela em branco que deixa o antigo brilhar. É com esta postura criativa que portadas ou balaustradas, ombreiras ou soalhos, se tornam nos elementos de personalidade do espaço mais proeminentes, reinventando assim uma personalidade espacial e arquitetónica antiga, mas com uma alma contemporânea.

É uma obra de renovação urbana, em bom sim senhor ... e como é bom, nós gostamos e partilhamos!






Fotos: João Morgado

0 Reality Comments: