PORTUGAL FASHION FALL WINTER 2019 2020 - DIA 4


Chegamos ao quarto e último dia de Portugal Fashion e com ele chegam-nos apenas quatro, mas também excelentes coleções. Dois nomes sonantes e dois mais jovens, compõem o calendário deste domingo de moda na Alfândega do Porto.

O primeiro nome no calendário é o da dupla Marques Almeida. Estes jovens mais já muito conhecidos criadores portugueses, apresentaram uma coleção que dá um passo em frente no seu percurso, recriando formatos com base em materiais, tal como é o seu ADN.

Mas desta vez, o look andrógeno e meio punk revisited, funde-se com padrões de inspiração folk (como as tradicionais chitas de Alcobça)e materiais cheios de brilho. Outro dos destaques desta coleção foram as carteiras, que se tornam num objeto de curiosidade e de afirmação de estilo.




Mas estilo e com assinatura bem nacional, foi também o que Alexandra Moura apresentou na passerelle. Numa viagem ao alto minho e numa revisitação da sua indumentária tradicional, esta criadora cruzou tradição com a arte modernista de Rosa Ramalho (e das suas tão famosas bestas) conseguindo uma coleção contemporânea e portuguesa.

Padrões tradicionais, formas desconstruídas, pinceladas livres e cores bem escolhidas, assim foi esta coleção de Alexandra Moura, que nos trouxe uma proposta bem construída, inteligente e desafiante. Conceitos novos para olhares interessados, criados por uma criadora Lisboeta, que já saltou há muito para o universo internacional, mas nunca perdeu a sua identidade portuguesa, fazendo antes dela uma força distintiva de qualidade e de personalidade!





Mas se a identidade nacional marcou o dia, pelos dois excelentes desfiles que abriram o dia, foi um apelo ao consumo moderado e a uma nova postura perante a moda, que a criadora fez com a sua coleção. Recheada de básicos interessantes, que mais do que tendências, seguem um estilo muito próprio, esta coleção foi interessante.

A encerrar esta edição esteve David Catalan. O jovem criador apresentou uma coleção feminina inspirada no montanhismo e nas suas formas e estilos de vida. Interessante e inovador, assim foi o encerramento desta edição do Portugal Fashion. Duas das melhores coleções desta edição ficaram guardadas para este último dia, e coube a dois jovens encerrarem esta edição do evento de moda da capital do norte de portugal, que mais uma vez se afirmou e reafirmou pujante e ineressante. Esta edição marcou o nosso regresso ao fim de mais de uma década a estas passerelles da Invicta e foi um regresso muito bom e positivo!






0 Reality Comments: